Passar para o Conteúdo Principal Top
Montalegre
Logótipo de Município de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Fumeiro

fumeiro

Sabor de Experiência Feito

Há mais de dois mil anos que no nosso território os enchidos são reis. Ao fim de tanto tempo, nos locais onde a tradição foi mantida, a sua fabricação é hoje arte.

Os fumados estão profundamente ligados à agricultura e à pecuária do nosso país. São ainda hoje feitos artesanalmente, com carnes de excelente qualidade, temperos criteriosos e através de um lento processo de maturação, o que enriquece os aromas finais.

Matéria-prima seleccionada com um processo lento de maturação, com temperos naturais - sem aditivos - e fazendo a fumagem com lenha dos carvalhos seculares do Barroso; confere aos produtos o cheiro e o paladar que os caracteriza e os torna simplesmente diferentes.

De igual fama e qualidade é o Presunto de Barroso, produzido da mesma matéria prima de excelência e sublimemente temperado pelo clima único das nossas terras.

Considerada a "Meca" dos apreciadores destas iguarias, a Feira do Fumeiro e Presunto do Barroso atrai anualmente, no final de Janeiro, milhares de visitantes que adquirem, neste certame, toneladas de produto diretamente às dezenas de produtores artesanais aí presentes.