Feira do Fumeiro 2009 (22 a 25 Janeiro)

19 Fevereiro 2008
Decisão saiu de uma reunião entre organização e produtores que serviu para dissecar o que foi feito no último certame e projectar o próximo. Entre outras notas, ficou a saber-se que até final da primeira semana de Março os produtores devem manifestar interesse em participar na próxima Feira do Fumeiro. Uma semana depois e até meados de Abril procede-se à identificação dos animais indicados.
O salão nobre da Câmara Municipal de Montalegre continua a ser ponto de encontro entre produtores e organização da Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso, evento que se realiza em meados de Janeiro de cada ano na vila de Montalegre.
Desta feita, o justificativo foi avaliar o que foi feito de bom e menos bom no último certame e projectar, com correcções, a próxima edição já com calendário fixo: 22 a 25 Janeiro de 2009.
A coordenar a mesa esteve, uma vez mais, Orlando Alves, vice-presidente do município de Montalegre, que voltou a pisar na tecla do rigor. Aplaudiu o positivo que foi exibido mas não descurou o futuro ao apontar o caminho, irreversível, que obriga os produtores a apostarem cada vez mais na qualidade dos seus produtos.

NOVA LEGISLAÇÃO
EM VIGOR

A Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã (entidade organizadora da Feira do Fumeiro juntamente com a Câmara de Montalegre) anunciou aos presentes que há uma nova legislação que dá possibilidade, àqueles que não possuam cozinhas certificadas, de poderem pedir à Direcção Regional de Agricultura uma vistoria às instalações onde fabriquem o seu produto a fim de poderem participar no certame. Este parecer, caso obtenha luz verde, terá que ser solicitado anualmente.
Com efeito compete ao Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas (MADRP) o registo e aprovação higio-sanitária destes locais, designadamente nos termos do artigo 6.º do Regulamento (CE) 852/2004, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Abril, e na pendência de normas especificas que enquadrem estas actividades.

TELEMÓVEIS
PARA PRODUTORES

Boaventura Moura, Presidente da Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã, informou que a associação recebeu uma proposta da operadora TMN para distribuir telemóveis pelos produtores onde, entre outras vantagens, as chamadas pelo grupo teriam os seguintes custos: 0.08 cent. rede TMN; 0.115 cent. rede PT e 0.185 cent. para outras redes. A operadora oferece ainda 50 minutos mensais para chamadas efectuadas entre os produtores.