Exposição sobre as Indulgências Pascais

22 Março 2008
Biblioteca Municipal de Montalegre mostra trajectória de Cristo em magníficos "quadros". Uma visita obrigatória nesta quadra pascal.
Está patente ao público, nas instalações da Biblioteca Municipal de Montalegre, magníficas peças pintadas que retratam as Indulgências do Cristianismo. As telas, pertencentes à paróquia de Viade de Baixo, podem ser observadas nas fotos anexas.
A indulgência «é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, (remissão) que o fiel bem-disposto obtém, em condições determinadas, pela intervenção da Igreja que, como dispensadora da redenção, distribui e aplica por sua autoridade o tesouro das satisfações (isto é, dos méritos) de Cristo e dos santos. A indulgência é parcial ou plenária, conforme liberar parcial ou totalmente a pena devida pelos pecados. Todos os fiéis podem adquirir indulgências ... para si mesmos ou aplicá-las aos defuntos».

NOTA: Consulte, em anexo, outras actividades propostas pela Biblioteca Municipal de Montalegre nesta quadra pascal.