Município assinala Dia Mundial do Livro

23 Abril 2008
Vereadora da Educação fez um périplo pelas escolas do 1.º ciclo do concelho oferecendo livros às crianças. A visita passou por Vila da Ponte, Venda Nova, Salto, Borralha, Cabril, Ferral, Paradela, Tourém, Vilar de Perdizes e Montalegre.
A Câmara Municipal de Montalegre assinalou o Dia Mundial do livro com um gesto que muito encantou as dezenas de crianças que receberam o livro "Lendas, Contos e Tradições do Alto Tâmega e Barroso", recreadas por alunos do Ensino Básico - 1.º ciclo.
Uma iniciativa que foi liderada pela vereadora da educação, Fátima Fernandes, acompanhada, de perto, pela responsável da Biblioteca Municipal, Gorete Afonso, e por Helena Carvalho, nome que dirige o 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Montalegre.

ALTO TÂMEGA
UNIDO

O livro ofertado às crianças resulta de um projecto promovido pela Associação de Municipios do Alto Tâmega (AMAT), em parceria com os seis municipios associados e, financiado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) através do programa Operacional da Região do Norte, Eixo Prioritário 1 (Apoio a Investimentos de Interesse Municipal e Intermunicipal), Medida 1.4 (Valorização e Promoção Regional e Local), implementado com apoio das Bibliotecas Municipais através das escolas do Ensino Básico, em todo o território dos municipios do Alto Tâmega.
Este projecto, de promoção da leitura, teve por fim «alertar para a importância do livro e da leitura desde a primeira infância, informando e sensibilizando pais, avós e educadores para o desenvolvimento de acções de promoção do gosto da leitura».