Prolegómenos de Bento da Cruz

09 Junho 2008
Mais recente obra do escritor barrosão foi apresentada no Auditório Municipal de Montalegre, sessão inserida na IX edição da Feira do Livro. Na calha está um segundo volume, previsto para breve.
Prestes a comemorar 50 anos de vida literária, o escritor barrosão Bento da Cruz mostrou publicamente o seu mais recente livro intitulado Prolegómenos. Trata-se de uma compilação de mais de 70 crónicas editadas ao longo das últimas três décadas no jornal Correio do Planalto, do qual é seu director e fundador.
Coube ao professor José Machado apresentar uma obra que no seu entender deve ser entendida sob três vertentes: escritor, cidadão e homem de Peireses, terra natal. Por outro lado, Fernando Rodrigues, Presidente da Câmara de Montalegre, afirmou que Bento da Cruz «é um herói da nossa terra» a ponto do edil propor à Escola Secundária de Montalegre que o escritor seja mais lido e que lhe dedique um dia ao longo do ano, desafio que mereceu o aplauso geral. No final foi ofertado o livro a todos, um presente do Municipio de Montalegre.