Pólo de Tourém inaugurado

13 Agosto 2008
Obra está situada na antiga "Corte do Boi" de Tourém. Um espaço de memórias que pretende ser um centro interpretativo do passado e presente do concelho de Montalegre.
Os processos e métodos de desenvolvimento local apoiam-se, necessariamente, sobre a cultura viva dos cidadãos:
nenhum desenvolvimento pode ser sustentável sem uma participação dos cidadãos,
participação essa que deve fazer-se na linguagem da cultura”.(...)
Hugues de Varine

Foi inaugurado o pólo do Ecomuseu de Barroso de Tourém, um espaço totalmente recuperado (aberto diariamente das 14 às 18 horas) antiga Corte do Boi do Povo da freguesia. Uma obra que enche de orgulho todos os responsáveis da Câmara Municipal de Montalegre indo ao encontro de outros investimentos semelhantes como foi o caso da inauguração, feita o ano passado, do pólo de Pitões das Júnias.
A marcar a inauguração, uma exposição de fotografia de Elisa Prego, uma apaixonada por esta pitoresca aldeia do concelho de Montalegre. Também no dia inaugural foi lançada uma monografia sobre Tourém da autoria de Rogério Borralheiro (recentemente falecido) intitulada "Tourém. Vila e Concelho. História de uma Honra de Barroso".

PÓLO DE TOURÉM

Freguesia do Concelho de Montalegre, situada a uma distância de 30 km da sede do concelho e integrada na área protegida do Parque Nacional da Peneda Gerês.
Tourém, aldeia com 185 habitantes, é a freguesia mais visitada pelos galegos, pois é comum dizer-se que é um dedo português metido na Galiza.
Segundo Manuel Dias, na obra Montalegre Terras de Barroso “Tourém foi a sala de visitas do concelho. Era e, sin embargo, como dizem nuestros hermanos, continua a ser a terra mais visitada por Galegos...” (Dias, 2002: 129)
Em termos climáticos, Tourém, à semelhança do resto do concelho, apresenta um clima frio e rigoroso, com neve e gelo e com verões bastante quentes.
Aproveitando a corte do Boi do Povo para evidenciar a Identidade cultural, funciona em rede com o Centro Interpretativo em Montalegre, abordando as seguintes temáticas:
“O Boi do Povo, as relações com a vizinha Espanha, o Couto misto, o sistema de regadio, o castelo da Piconha, o contrabando, os modos de produção local, as alfaias agrícolas e a venda de artigos artesanais.