Semana da Leitura na Bento da Cruz

20 Abril 2009
Escola Secundária de Montalegre vive uma semana onde a reflexão e o debate de ideias são nota dominante. No dia inaugural da "Semana da Leitura", a vereadora da educação da Câmara de Montalegre, Fátima Fernandes, apadrinhou um evento que teve como convidado o escritor Flávio Monte.
Até ao final desta semana, a Escola Secundária Dr. Bento da Cruz, em Montalegre, dedica os dias à leitura. Um convite que se estende por um programa vasto e preenchido (consultar anexo) com várias actividades recreativas.
O dia inaugural ficou marcado pela presença do escritor Flávio Monte que, lembre-se, apresentou recentemente a sua primeira obra Flor de Burel. O evento foi apadrinhado pela vereadora da educação da Câmara Municipal de Montalegre, Fátima Fernandes, que incentivou a plateia a consumir livros: «ler é uma actividade que devia ser um comportamento. Na dimensão prática, dá mais vocabulário e melhores notas às disciplinas» tornando as pessoas «mais criticas».

SINCERIDADE
EMOCIONAL

Nome maior da presente edição da Semana da Leitura, o Auditório da Escola Secundária Dr. Bento da Cruz esgotou para ouvir Flávio Monte. Sem esconder emoção pelo carinho que tem recebido desde que apresentou "Flor de Burel", o agora escritor começou por referir que o seu projecto literário está associado ao género lírico e narrativo: «tento tratar as linhas do romance como se fossem versos. Ofereci aos leitores um "banquete" de palavras. O retorno que tenho encontrado incentiva-me a continuar». Ao mesmo tempo, esclareceu que fez o livro «sem um fio condutor», uma espécie de «trapézio sem rede», isto para dizer que a escrita exige «sinceridade emocional» colocando «tudo aquilo que somos».
A fechar, Monte pediu aos alunos para que «tenham orgulho na terra que vivem«, só assim se enaltece a força de um «povo ímpar» como é o Barroso.