Presidente da Câmara na Suécia

29 Abril 2009
Fernando Rodrigues participou na 24.ª Assembleia Geral do Conselho dos Municípios e Regiões da Europa, realizada recentemente em Malmö (Suécia). Um encontro que contou com uma presença muito numerosa de representantes das regiões, das cidades e dos municípios da Europa. Em discussão esteve, entre outros assuntos, saber como se preparam os governos locais e regionais europeus.
Fernando Rodrigues esteve recentemente na Suécia onde participou na 24.ª Assembleia Geral do Conselho dos Municípios e Regiões da Europa. Um encontro classificado pelo Presidente da Câmara de Montalegre como «importante» isto porque foram tratados vários assuntos que estão e vão estar na ordem do dia da governação.
Nesta reunião de trabalho, que juntou vários representantes das regiões, das cidades e dos municípios da Europa, referiu-se que «o futuro de todas as cidades e regiões baseia-se num verdadeiro diálogo entre os cidadãos e empresários». A acontecer pode-se, em conjunto, «assumir os nossos maiores compromissos no que respeita ao clima e à sustentabilidade, imigração e migração, serviços públicos e organização da população por faixa etária, etc.. Estes são assuntos de importância vital e as nossas cidades e municípios devem fornecer bons serviços, bem como continuar a ser atractivos no futuro», palavras de Ilmar Reepalu, Presidente da Câmara Municipal de Malmö.

REFLECTIR
O FUTURO

A par do que já foi referido, reflectiu-se sobre os assuntos europeus que afectam directamente as cidades e regiões: o desenvolvimento dos serviços públicos, as alterações climáticas e a energia, o crescimento económico e o ambiente, o estado da democracia local, a cooperação internacional, a geminação de cidades... dias que foram aproveitados para «conhecer, ouvir, debater e aprender».