Campeonato de 'Chegas de Bois'

Campeonato de "Chegas de Bois"
19 Maio 2009
Decorreu o sorteio no salão nobre da Câmara de Montalegre. De 9 de Junho a 13 de Agosto, 14 bois vão tentar conquistar o troféu de melhor lutador de raça barrosã. O evento é organizado pela autarquia e pela Associação Etnográfica "O Boi do Povo".
Foi de forma acalorada que se desenvolveu o sorteio de mais um campeonato de "chegas de bois", evento promovido pela Câmara Municipal de Montalegre e pela Associação Etnográfica "O Boi do Povo". Inicialmente previsto para 12 animais, o campeonato de "chegas de bois" de raça barrosã 2009 vai ter 14 bois (consultar calendário anexo) depois da autarquia ter feito mais um esforço financeiro para dinamizar esta enorme tradição dos barrosões.
O evento arranca a 9 de Junho, feriado municipal, e termina a 13 de Agosto, dia da "Feira do Prémio" de Montalegre. Tal como tem sucedido em anos anteriores, as chegas da 1.ª volta do campeonato são gratuitas.

CÂMARA SUBSIDIA
COM 10 MIL EUROS

Para a realização deste evento, a organização estima que o orçamento ultrapasse os 20 mil euros. Parte da verba, 10 mil euros, é financiada pela Câmara Municipal de Montalegre numa aposta que muito tem agradado os amantes desta modalidade que, lembre-se, consegue movimentar milhares de pessoas sendo o desporto por excelência da região barrosã.