
Hoje

Máx
C
Mín
C
Amanhã

Máx
C
Mín
C
Depois

Máx
C
Mín
C
- Munícipe
- Município
- Balcão Online
- Ordenamento do Território
- Cultura
- Área Social
- Recursos Humanos
- Desporto
- Gabinete de Apoio ao Emigrante
- Imprensa
- Newsletters
- Eleições
- BUPi - Balcão Único do Prédio
- Defesa do Consumidor
- Livro de Reclamações Eletrónico
- Informações Úteis
- Consultas Públicas
- Transportes
- Programa de Cumprimento Normativo
- Contactos do Município
- Empreendedor
- Turista
- Autarquia
Pesquisa Geral
Início
- Munícipe
- Município
- Balcão Online
- Ordenamento do Território
- Cultura
- Área Social
- Recursos Humanos
- Desporto
- Gabinete de Apoio ao Emigrante
- Imprensa
- Newsletters
- Eleições
- BUPi - Balcão Único do Prédio
- Defesa do Consumidor
- Informações Úteis
- Livro de Reclamações Eletrónico
- Consultas Públicas
- Transportes
- Programa de Cumprimento Normativo
- Contactos do Município
- Empreendedor
- Turista
- Autarquia
-
Início
-
Munícipe
-
Município
-
Notícias da Autarquia
- Feira do Fumeiro vista em todo o Mundo
Feira do Fumeiro vista em todo o Mundo



















24 Janeiro 2010
O "Programa das Festas" da RTP acompanhou, em directo, a Feira do Fumeiro de Montalegre. Cumprindo o objectivo de fazer serviço público, a estação televisiva mostrou a Portugal e ao Mundo a "Rainha das Feiras". A emissão esteve a cargo de Francisco Mendes e Serenella Andrade que durante duas horas e meia partilharam, com os telespectadores, conversas animadas com público anónimo e com várias personalidades do concelho como Fernando Rodrigues, Presidente da Câmara de Montalegre e Orlando Alves, vice-presidente. Os Chouribebes de Barroso, conhecidos pelo "Haka Barrosã", deram inicio ao espectáculo, no qual também foi possível contar com a presença de alguns artistas nacionais, como Perfume e Broa de Mel.
Montalegre teve um dos dias mais extraordinários de promoção. Tudo porque a RTP decidiu realizar, em directo, durante duas horas e meia, a partir do recinto da Feira do Fumeiro, o conhecido "Programa das Festas". Uma aposta totalmente ganha a avaliar pelo entusiasmo não só dos apresentadores, Francisco Mendes e Serenella Andrade, como de toda a equipa de produção e realização. Deste modo, uma vasta equipa da RTP mudou-se de malas e bagagens para a capital do Barroso, para montar um espectáculo que se mostrou grandioso em toda a sua essência. O primeiro convidado foi Fernando Rodrigues, Presidente da Câmara de Montalegre, ao que se seguiu Orlando Alves, vice-presidente e vereador da cultura. Todavia, a equipa de jornalistas não se concentrou apenas no cenário improvisado para o programa. O contacto com o público e com os produtores de fumeiro «foi uma maravilha. As três horas de emissão passaram a correr. Andei pela feira, percorri os stands e só encontrei gente maravilhosas, todos me acarinharam. Gostei imenso, as pessoas são muito acolhedoras», afirmou Serenella Andrade. A boa música não faltou durante a tarde. Foi possível ver em palco artistas como os Perfume, Broa de Mel, Sónia Geraldes, Maxgirls e, claro está, os Chouribebes de Barroso.
PROMOVER O CONCELHO
DA MELHOR FORMA
DA MELHOR FORMA
Francisco Mendes, apresentador do “Programa das Festas”, considera que o objectivo foi cumprido. «Acho que promovemos da melhor forma o concelho, as tradições e conseguimos levar a todo o Mundo esta feira. Estão todos de parabéns, possuem uma óptima organização, as pessoas são fantásticas, trataram-nos a todos muito bem e respeitaram o nosso trabalho. O balanço é muito positivo», certifica. O apresentador vai voltar a terras de Barroso: «voltarei com toda a certeza, é um local muito bonito para poder passar férias em família. Nós temos um país riquíssimo e por vezes há locais que ainda passam despercebidos. O que a RTP tem vindo a fazer, é mostrar aos portugueses e a todo o Mundo que temos um pais com muitas ofertas turísticas, além daquelas já afamadas», afirma.
PRESENTE
PARA OS EMIGRANTES
PARA OS EMIGRANTES
Foi uma grande oportunidade para Montalegre «ter um programa da televisão do estado a fazer transmissão directa de Montalegre durante três horas. É uma promoção extraordinária para a nossa terra», atesta Fernando Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Montalegre. Contudo, para o presidente do município, esta transmissão foi um «especial tributo o povo de barroso, mas, sem margem para dúvidas, um presente para os nossos emigrantes. Para a gente que está fora, espalhada por todo o Mundo, ver a sua terra retratada na televisão é uma forma de matar saudades».
SERVIÇO PÚBLICO
Para Orlando Alves, vice-presidente da Câmara de Montalegre, todos «os barrosões têm que estar muito vaidosos» por verem a sua terra e a sua cultura transmitidas na no grande ecrã. O autarca refere que «pela primeira vez a televisão está a começar a fazer serviço público, pois é da sua competência vir ao encontro do mundo rural. É de um valor incalculável a transmissão em directo da nossa terra e dos nossos valores. O “Programa das Festas” projectou Montalegre e o povo de Barroso além fronteiras. Impõe-nos como um povo uma identidade muito própria e servirá para estimular e captar a atenção dos portugueses que, certamente, virão mais vezes a Barroso».
VEJA O PROGRAMA COMPLETO NO SITE DA RTP CLICANDO NESTE LINK »»