Pólo Ecomuseológico de Pitões das Júnias inaugurado esta 4.ª feira

13 Agosto 2007
Cerimónia acontece às 16H. O dia vai ser aproveitado para mostrar o melhoramento do acesso ao Miradouro da Cascata.
O Ecomuseu de Barroso é um projecto da Câmara Municipal de Montalegre que visa a preservação, valorização e divulgação do Património Natural e Cultural. É um espaço aberto à comunidade, que pretende promover o encontro entre gerações, pegando no passado, enquadrando-o no presente e perspectivando-o no futuro. Sendo o Ecomuseu um espaço de memórias vocacionado para o desenvolvimento, as pessoas surgem como elemento vital, dado que, depende delas a preservação da herança cultural, assim como a transmissão de memórias e saberes.
É um projecto que pretende transformar o concelho de Montalegre num lugar organizado, tornando-o num museu Vivo, pronto a acolher todos os amantes da natureza e da cultura. Neste sentido, o Ecomuseu de Barroso prepara a abertura de Pólos Ecomuseológicos nas aldeias de Pitões das Júnias, Tourém e Salto e o centro interpretativo na Vila de Montalegre, junto ao castelo.
Pitões das Júnias, aldeia inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês é das aldeias mais visitadas deste concelho e com um Património inigualável que se pretende conservar e dar a conhecer. Assim sendo, foi criado um Pólo Ecomuseológico, na antiga Corte do Boi que foi recuperada, mantendo a sua função social, representando a identidade cultural do povo, servindo de janela de informação para o concelho e agora também com carácter de divulgação dos produtos locais.
Dispomos ainda de uma rede de percursos pedestres temáticos, acompanhados por um monitor autorizado, que foram criados na área envolvente à aldeia, passando pelos pontos mais significativos: forno comunitário, moinho, Mosteiro de Santa Maria das Júnias, cascata, entre outros, de forma a elucidar o visitante sobre o modo de vida comunitário da população e o seu património.
Por forma a dar início aos trabalhos supra mencionados, vimos, por este meio, convidá-lo a estar presente na cerimónia de inauguração do Pólo Ecomuseológico de Pitões das Júnias e do Melhoramento do Acesso ao Miradouro da Cascata, no dia 15 de Agosto, pelas 16 horas.

David Teixeira
         Director do Ecomuseu de Barroso