RESAT em exposição passa pelo concelho de Montalegre

18 Setembro 2008
A empresa RESAT vai estar em Montalegre (23 a 25) e na Venda Nova (dia 26), numa exposição itinerante com duas viaturas equipadas com tecnologia e software inovador onde todos os visitantes terão à sua disposição diversas actividades lúdicas, didácticas e informativas sobre o funcionamento do sistema de tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos no concelho.
“Resíduos em movimento – uma viagem virtual”. É assim que se chama esta exposição itinerante que vai percorrer a região do Alto Tâmega nos próximos quatro anos. Pelo concelho de Montalegre passa de 23 a 26 de Setembro. Primeiro na sede do concelho (23 a 25), mais concretamente no largo em frente ao edifício da Câmara Municipal de Montalegre. Dia 26 na Escola EB2,3/Sec. do Baixo Barroso, Venda Nova.
A exposição (10h00-12h00 / 14h30-19h30) é feita com recurso a duas viaturas equipadas com tecnologia e software inovador onde todos os visitantes terão à sua disposição diversas actividades lúdicas, didácticas e informativas sobre o funcionamento do sistema de tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos no concelho, designadas por “Versus Tir” e “Versus Car”.
Estamos a falar de uma iniciativa que nasce da conjugação de esforços das Empresas Geral do Fomento – EGF (do grupo Águas de Portugal) e do conjunto de empresas que a constituem, nomeadamente a RESAT – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., que pretende através de vários interfaces electrónicos, «sensibilizar os cidadãos para as questões relacionadas com a problemática dos resíduos, visando o ensino e a informação sobre a valorização dos resíduos ao mesmo tempo que é deixado um alerta à população para a importância da reciclagem».

CARACTERÍSTICAS
DAS VIATURAS

Os veículos que vão estar presentes nesta exposição, responsáveis pela viagem virtual oferecida aos visitantes, apresentam características semelhantes a um qualquer tipo de veículo de caixa fechada. O veículo “Versus Car” incorpora um sistema de abertura de painéis sequenciada recorrendo a um processo mecânico e de manipulação manual que necessita (quando totalmente aberto) de uma área útil de 100m2 (cerca de 10mx10m), que engloba todo o estacionamento e acesso envolventes.