Montalegre - '25 de Abril' (39 Anos)

Montalegre - "25 de Abril" (39 Anos)
25 de Abril - 39 Anos
25 Abril 2013

A Câmara Municipal de Montalegre assinalou os 39 anos da "Revolução dos Cravos" com o programa tradicional que tem idealizado ao longo dos últimos tempos ao qual se juntou, no dia anterior, o lançamento de um livro, numa edição comemorativa dos 60 anos de vida literária de Barroso da Fonte.

Foi numa manha de sol e com pouco público presente, que a autarquia de Montalegre lembrou os 39 anos do 25 de Abril na habitual cerimónia solene que acontece, ano após ano, na Praça do Município. A efeméride foi assinalada com as presenças da Banda de Parafita e das corporações dos bombeiros voluntários de Montalegre e Salto.

«FUTURO TEM QUE SER
CONSTRUÍDO POR TODOS»

O vice-presidente da Câmara de Montalegre proferiu as seguintes palavras: «temos que ser insistentes e tentar incutir nas camadas mais jovens que este dia é um dia marcante. Foi um dia inesquecível, que ainda hoje daria muito dinheiro para rever o filme todo. Temos que dizer a estes jovens que vale a pena lutar pelos ideais de Abril. São ideais eternos. Ancoram no direito à liberdade, ao bem estar, à satisfação dos direitos fundamentais do cidadão». Sempre com um discurso de esperança, Orlando Alves, lembrou que só um povo unido pode combater o flagelo social que existe na realidade portuguesa: «se neste momento temos razões para estar deprimidos ou depressivos, porque algo falhou, a verdade é que continuamos a fazer a abordagem aos problemas com a máxima liberdade. Tudo isto são direitos que não existiam antes do 25 de Abril. A construção do nosso futuro coletivo não depende exclusivamente, nem do Presidente da Câmara e seus vereadores, nem depende dos políticos que estão em Lisboa e que constituem o nosso governo...tem que ser construído por nós todos, com a consciência que temos direitos mas também temos muitos deveres».

«VALEU A PENA!»

A fechar, o também vereador da cultura do município, sustentou: «é um dia de festa mas também de pessimismo porque há quem chegue à conclusão que, se calhar, isto não valeu a pena. É mentira! Valeu a pena! Nós é que nos puseram um caminho de liberdade à nossa frente e não soubemos usá-lo nem usar a liberdade. Ainda vamos a tempo de refazer o nosso caminho. Os ciclos económicos estão consagrados. Os problemas da economia e das finanças tiveram sempre solução. Estes problemas que causam tanta amargura a tanta gente têm solução».

«TEMOS QUE ESTAR
TODOS ATENTOS»

Acompanhada pela família, a vereadora da educação recordou os valores que despoletaram a "revolução dos cravos" que guindaram o país para um patamar democrático outrora utópico: «é importante celebrar o 25 de Abril e hoje mais do que nunca. Temos que estar todos atentos a tudo que se passa em nossa volta e lembrarmo-nos que o povo é quem mais ordena. Hoje a nossa soberania está um pouco posta em causa por circunstâncias financeiras. No entanto, isto é apenas um aspeto. Temos que nos lembrar que a luta tem que ser permanente pela liberdade, igualdade e pela solidariedade». No remate, Fátima Fernandes vincou: «são estes os valores de Abril que devemos ter todos os dias. Unidos, juntos venceremos».