Abertura da XVI Feira do Livro

01 Junho 2015

Decorre até sábado a 16.ª edição da Feira do Livro de Montalegre. Um evento onde a cultura é protagonista e onde a população e a comunidade escolar são desafiados a comparecer. Pelo meio vários momentos que devem ser consultados no ficheiro anexo.

O executivo municipal de Montalegre compareceu em força na abertura da XVI Feira do Livro. Um abrir de portas que casou com o dia mundial da criança, coincidência feliz que serviu para dar um outro colorido ao interior do pavilhão multiusos, palco onde até sábado decorre o certame. Visivelmente agradado estava Orlando Alves, presidente do município, que destacou a boa organização que encontrou: «esta edição da Feira do Livro está muito bem conseguida e preparada, com um cenário fantástico que já é timbre da nossa organização». No acrescento referiu: «a participação das crianças é enriquecedora e motivadora para que se continue a insistir neste tipo de organização. Faz falta que a população saiba corresponder e estar presente». Uma achega que Orlando Alves fez questão de sublinhar: «as pessoas devem saber apreciar e se puderem comprar um livro, para oferecerem aos filhos, netos ou sobrinhos, seria bom e é sinal de que estão a apostar na educação e formação dos seus descendentes»

«ESTÁ AQUI UMA GRANDE REALIZAÇÃO»

O presidente da Câmara de Montalegre continuou com o tom elogioso: «está aqui uma grande realização que merece ser vista e que a comunidade de Montalegre não deve ignorar. Os adultos devem passar por aqui, beber um café ou uma água, não pagam nada por isso porque é oferta da casa. Terão a oportunidade de ver o aprumo e uma organização muito bem conseguida». Em suma, afirmou Orlando Alves, «fica aqui o desafio para que saibamos valorizar o que é nosso» e «reconhecer que uma feira, dedicada ao livro, é dedicada à cultura, à formação, ao futuro dos nossos filhos, às nossas gerações mais novas que são aquelas que durante pouco tempo irão tomar conta de nós e guiar-nos na administração pública».

PROGRAMA DIVERSIFICADO

Rosto por excelência da Feira do Livro de Montalegre, Gorete Afonso frisou que o cartaz «honra uma semana de cultura em Montalegre». Satisfeita pelo dia inaugural, a técnica disse: «neste primeiro dia tivemos uma casa cheia, animada, organizada e, acima de tudo, participada. Agradeço a todos os que direta ou indiretamente contribuíram para que este resultado fosse possível». Ainda no mesmo tom, reportou: «o pavilhão multiusos está vestido de uma forma organizada, educativa, cultural, pedagógica e, sobretudo, está cheio de vida». A rematar, Gorete Afonso enumera o que podemos encontrar até sábado: «preparamos um programa vasto de atividades, desde a venda de livros, exposições, teatro, música, apresentações de livros... um conjunto de atividades que recheiam estes seis dias. A cereja em cima do bolo é a comemoração dos 50 anos de vida literária dos nossos autores locais, José Dias Baptista e Barroso da Fonte, uma reconhecida homenagem por parte do município... venham usufruir deste espaço que o município teve o cuidado de acarinhar e de investir».
MONTALEGRE - XVI Feira do Livro (PROGRAMA)
MONTALEGRE | XVI FEIRA DO LIVRO (ABERTURA)