Inaugurada XVII Feira do Livro

01 Junho 2016

O dia mundial da criança abriu a porta à XVII Feira do Livro de Montalegre. A inauguração ocorreu esta manhã no pavilhão multiusos com a presença do presidente da autarquia, Orlando Alves, acompanhado do vice-presidente, David Teixeira. O líder do executivo considera que estamos perante «a maior feira do livro em contexto regional», ao mesmo tempo que deixou o desafio à população para visitar esta «grande organização cultural».

Quem gosta de cultura tem oportunidade, até domingo, de beber saberes na XVII Feira do Livro de Montalegre, evento de referência promovido pelo município barrosão. Dias de componentes culturais diversas que tentam cativar pequenos e graúdos. A oferta é variada (consultar programa anexo). Rosto do evento é Gorete Afonso, técnica superior da Câmara de Montalegre, que projeta esta iniciativa com este conjunto de frases: «as minhas primeiras palavras são para aqueles que, direta ou indiretamente, contribuíram para mais uma semana de cultura. Este é um evento de consumo interno, feito pelos barrosões e para os barrosões, desde os mais pequenos até aos seniores. Para além da venda de livros, temos duas grandes celebrações em termos literários: o centenário da vida e obra literária de Ferreira de Castro, em particular o romance Terra Fria, e na senda do In Memoriam a Bento da Cruz, apresentamos o Viva Barroso nas nossas instalações. Temos a novidade da 10.ª Feira de Ideias e Projetos do Centro de Formação de Basto e Barroso. Contamos, também, com o nosso município convidado que é Boticas. Esta organização é o auge do nosso trabalho em prol do "Ler + e melhor em Barroso"».

«MAIOR FEIRA DO LIVRO REGIONAL»

Como é da praxe, coube a Orlando Alves apadrinhar o evento. O presidente da Câmara de Montalegre salienta que estamos perante «um início do mês de junho com uma intensa atividade cultural». O certame, esclarece, é «um movimento agregador da comunidade barrosã» onde «estão as escolas e, também, os "Encontros de Basto"». O edil disse ainda que «mais uma vez teremos a oportunidade de evocar o grande nome das letras, Bento da Cruz, mas, também, haverá espaço para a comemoração do centenário de Ferreira de Castro, um vulto das letras nacionais com consagração a nível internacional e com ligação ao nosso território». Por fim, Orlando Alves lançou o convite «à comunidade montalegrense» no sentido de «primar pela sua presença neste espaço, conviver com os livros e ver esta excelente organização», até porque, sublinha, «está aqui a maior feira do livro em contexto regional».

MONTALEGRE | XVII FEIRA DO LIVRO