Monografia de Pitões das Júnias

15 Agosto 2016
O Largo do Eiró, em Pitões das Júnias, concelho de Montalegre, testemunhou a apresentação do livro "Pitões das Júnias - Esboço de Monografia Etnográfica". Há muito aguardada, esta é já a terceira edição da obra de Manuel Viegas Guerreiro que mostra a identidade desta aldeia barrosã.
Em dia de festa na turística aldeia de Pitões das Júnias, que honra a padroeira Senhora das Júnias, o Largo do Eiró encheu-se para a presentação do livro “Pitões das Júnias - Esboço de Monografia Etnográfica” de Manuel Viegas Guerreiro. Na substância do livro estão as tradições, os usos e costumes e o dia-a-dia da população nos anos oitenta. Descreve, numa ligação direta, as vivências locais e o comunitarismo, onde os habitantes são os protagonistas. A publicação – editada pela primeira vez em 1981 - mostra o lado mais genuíno da região e é o símbolo maior do património imaterial local.

TEM A PALAVRA

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre
«Foi escolhida uma data simbólica para a comunidade local, com a presença dos emigrantes. Uma palavra para a junta de freguesia que teve o rasgo e a coragem de voltar a ter este livro. Poucas terras têm uma monografia, sobretudo feita nos anos oitenta, ainda com a pureza das tradições que se viviam no concelho. A cultura não cristaliza, evolui, moderniza-se, vive-se, sente-se e transforma todos os dias as nossas opções de vida. Que este livro sirva de inspiração a negócios que é preciso criar à volta do nosso modo de vida».

Lúcia Jorge | Presidente da Junta de Freguesia de Pitões das Júnias
«É o sentimento de dever cumprido. É um livro que nos retrata, diz quem somos e de onde vimos e por isso era uma obrigação. Estará à venda em vários pontos do concelho e do país».

Padre Fontes
«É um livro muito procurado e eu sou testemunha porque me perguntavam constantemente. Não foi uma reedição fácil. A cultura das nossas aldeias é muito parecida. Foi uma apresentação muito bonita. Um milagre da Senhora das Júnias que encheu de alegria a população».

Francisco Ferreira | Grupo de Investigação de Tradições Populares Portuguesas - Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
«É uma edição muito importante para a população de Pitões, para os visitantes que podem conhecer melhor a história da aldeia, mas é, também, importante do ponto de vista académico porque é um marco nos estudos etnográficos do concelho».

Fernando Mão de Ferro | Editor
«O autor foi à profundeza da cultura das terras. Em Pitões das Júnias procurou dar a conhecer ao mundo as tradições deste povo. Humildemente, o autor referiu que foi o povo que ditou este livro. Foi com muito agrado que participei na edição desta obra».