XVIII Feira do Livro inaugurada

01 Junho 2017

A feira do livro de Montalegre entrou oficialmente na "idade maior". Até segunda-feira desfila cultura para diferentes públicos. Um cartaz, agora adulto, que promete continuar com o selo de qualidade dos últimos anos. A abertura contou com a presença do líder do município, Orlando Alves, que qualificou o evento como uma «referência na região».

Quis o destino que o dia dedicado à criança, ficasse marcado como o primeiro dia da idade adulta da feira do livro de Montalegre. 18 anos de um certame que tem primado por um crescimento sustentado, à custa de uma organização cuidada. Este ano, de novo no pavilhão multiusos, pode-se ver uma oferta variada, dirigida aos mais distintos públicos. Nesse sentido, não estranha a procura crescente verificada à medida que a feira evolui.

«DE FAZER INVEJA»

O dia inaugural foi marcado pela presença de crianças dos diferentes estabelecimentos de ensino. Um desafio aceite pela comunidade escolar que muito agradou à organização. O presidente da autarquia não escondeu o sorriso face a tamanho dinamismo: «estamos perante um crescimento harmonioso, planeado e que resulta num dos grandes acontecimentos culturais que se fazem em Montalegre». Orlando Alves reforçou o tom elogioso da feira do livro: «apresenta um formato de fazer inveja às feiras do livro que se fazem no país. É uma beleza assistir à pequenada e ver como se entregam ao manuseamento dos livros que é o primeiro passo para que daqui saiam muitos e bons leitores». O autarca destacou «o trabalho notável» que tem sido feito «ao longo destes anos», personificado na sua responsável, Gorete Afonso.

DESAFIO AO CONCELHO

Face ao exposto e consciente que está perante um produto que é uma mais valia, o edil incitou a «comunidade montalegrense» para comparecer no espaço: «lanço o repto para que venham, individualmente ou em grupo, ver a forma como está preparada a feira do livro de Montalegre». Uma forma de «mostrarmos o nosso amadurecimento cultural», esclarece Orlando Alves, em época onde vigoram «as novas tecnologias» que «dominam o dia a dia de muita gente». Com isto, remata, «o livro tem outro encanto, é perfumado», envolto numa «viagem que nos leva a todos os sítios possíveis e imaginários».

«ESTAMOS AO NÍVEL DOS MELHORES»

A responsável da biblioteca municipal de Montalegre é um "vulcão" no espaço. Desdobra-se em apelar à leitura. Gorete Afonso não disfarçou a satisfação pelo modo como o abrir de portas aconteceu: «tivemos uma abertura cheia de alegria, cheia de gente e de futuro. Que esta maior idade seja um ânimo para que os vindouros possam solidificar e materializar toda esta atividade cultural». Uma resposta feliz que vai ao encontro «do trabalho desenvolvido ao longo do ano» e que só é possível «através de um trabalho em rede». Tudo somado, concluiu, «estamos ao nível dos melhores, daí que peça para visitarem a feira do livro... venham ver o que é nosso!».