Inaugurada sede do secretariado do SPLIU junto à Rotunda dos Bois

19 Janeiro 2005
Jornada reuniu docentes vindos das mais variadas paragens do país
Foi inaugurada a sede do secretariado do Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidades (SPLIU), situada junto à Rotunda dos Bois, em Montalegre.
A ocasião foi aproveitada para levar a efeito o "1.º Encontro de Professores" deste sindicato, sócios e não sócios, com o fim de «dar a conhecer a posição do sindicato face às políticas educativas em vigor, com especial enfoque nos concursos de colocação de professores e transmitir também as posições assumidas e que tiveram vencimento bem como as reivindicações que têm merecido empenho do SPLIU».
O evento contou com a presença da Direcção Nacional do SPLIU, representada, ao seu mais alto nível, pelo Presidente, Mestre Manuel Rolo Gonçalves, Vice-Presidente, Mestre Daniel Rosa e pelo Tesoureiro, Dr. Jorge Sá, e com a presença do Coordenador Regional, Dr. César Chinquelho bem como todos os Secretários Regionais.
Os trabalhos foram preenchidos em grande parte pela análise politico-sindical e pela apresentação das alterações ao Decreto-Lei 35/2003 que enforma os Concursos dos Professores. Uma reunião muito participada, sala repleta, o que levou vários professores e funcionárias da escola onde se realizou a acção, habituadas a ver reuniões promovidas por outros sindicatos a exclamar que «nunca tinham visto tantos professores a participar».
O descerramento da placa, alusiva à inauguração da sede, foi feito com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Fernando Rodrigues, do Secretário Regional de SPLIU, Constantino Roque e com o Presidente da Direcção do Sindicato.
Finda a cerimónia, o edil barrosão ofereceu lembranças: uma réplica das chegas de bois em prata ao Secretariado e exemplares dos livros