Montalegre | Município rápido a pagar

25 Maio 2018
A Câmara Municipal de Montalegre é das autarquias portuguesas mais rápidas a pagar aos fornecedores, com um prazo médio de pagamento de 13 dias. Os dados referem-se a dezembro do ano passado e foram agora revelados num estudo da Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL). Refira-se que esta tendência tem sido uma "imagem de marca" do município, conhecido por pagar a tempo e horas e apresentar uma saúde financeira invejável.
Para termos uma noção mais próxima da importância destes dados, referir em Portugal há 114 Câmaras Municipais que demoraram mais de 30 dias para pagar aos fornecedores, apesar de a maioria ter baixado o prazo médio de pagamento. Há exemplos de câmaras que chegam a demorar, em média, dois anos e meio para saldar as suas dívidas a fornecedores (o município em pior posição demora mais de 800 dias). Dizer ainda que os dados do Conselho das Finanças Públicas mostram que, até ao final de 2017, o total de dívida dos municípios portugueses era de 4.540 milhões de euros. A verba baixou 493 milhões de euros entre 2016 e o ano passado, mas ainda há 27 municípios acima do limite da dívida total.