Venda Nova | Reunião do executivo municipal

MONTALEGRE - Reunião do Executivo Municipal na Venda Nova
15 Março 2018
Mais de 20 anos volvidos, uma reunião do executivo municipal de Montalegre voltou a sair dos Paços do Concelho. Aconteceu nas instalações da sede da junta de freguesia da Venda Nova, perante uma sala repleta de populares que, atentos, assistiram ao debate dos assuntos descritos na ordem de trabalhos.
O propósito desta aposta passa por contribuir para a promoção do conhecimento e intervenção cívica dos munícipes nas reuniões deste órgão autárquico. Pela manhã, estava prevista uma visita ao território da freguesia anfitriã que ficou adiada devido ao mau tempo. Discutir problemáticas locais e identificar pontos comuns, promovendo sinergias com as freguesias no sentido de estimular a coesão territorial, são também os objetivos destas reuniões fora dos Paços do Concelho.

«HOMENAGEM AOS BARROSÕES»

Orlando Alves, presidente da Câmara de Montalegre, esclareceu que estivemos perante «a primeira experiência deste mandato» onde «serão percorridas as 25 freguesias do concelho» em jeito de «homenagem aos barrosões». Uma forma de «envolver os cidadãos, dando-lhes a conhecer como se faz a democracia interna, a disputa politica e mostrando como se processam as reuniões camarárias». O autarca referiu ainda que «independentemente do grau de discussão sobre determinado assunto» o que está em causa «é sempre a estratégia de desenvolvimento do concelho».
Por sua vez, António Reis, presidente da União de Freguesias de Venda Nova e Pondras, frisou a importância desta ação: «é bom dar a conhecer a informação relacionada com a autarquia ao povo. Estamos satisfeitos pela forma como decorreu e por sermos os primeiros comtemplados». Questões relacionadas com a rede de saneamento, acessibilidades, ação social e eventos que acontecem no concelho dominaram a primeira reunião de câmara descentralizada na freguesia da Venda Nova.