Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Montalegre | XVI Feira de Nanterre (França)

Montalegre | XVI Feira de Nanterre (França)
montalegre__feira_de_nanterre_2019___29_
montalegre__feira_de_nanterre_2019___13_
montalegre__feira_de_nanterre_2019___26_
montalegre__feira_de_nanterre_2019___18_
montalegre__feira_de_nanterre_2019___22_
montalegre__feira_de_nanterre_2019___10_
montalegre__feira_de_nanterre_2019___20_
montalegre__feira_de_nanterre_2019___30_
montalegre__feira_de_nanterre_2019___32_
montalegre__feira_de_nanterre_2019___2_
montalegre__feira_de_nanterre_2019___11_
montalegre__feira_de_nanterre_2019___12_
montalegre__feira_de_nanterre_2019___21_
montalegre__feira_de_nanterre_2019___6_
montalegre__feira_de_nanterre_2019___1_
montalegre__feira_de_nanterre_2019___24_
montalegre__feira_de_nanterre_2019___28_
montalegre__feira_de_nanterre_2019___31_
montalegre__feira_de_nanterre_2019___33_
montalegre__feira_de_nanterre_2019___34_
montalegre__feira_de_nanterre_2019___35_
montalegre__feira_de_nanterre_2019___37_
14 Abril 2019

Chegou ao fim mais uma edição da "Feira de Nanterre", evento que junta centenas de emigrantes em torno de uma iniciativa que - para além da venda dos produtos caraterísticos de cada concelho - é um palco de saudade. Recorde-se que estamos a falar de uma organização da Associação Recreativa e Cultural de Originários de Portugal (ARCOP), que reúne vários municípios portugueses com o objetivo de divulgar o melhor de cada território junto da comunidade portuguesa e francófona.


Montalegre voltou a Nanterre, ao Espace Chevreul, para exibir o que há de melhor no território barrosão. O evento viveu a décima sexta edição. O município de Montalegre só falhou o primeiro ano. Convém sublinhar que Nanterre está situada na região da Île-de-France. Faz parte da região metropolitana de Paris. Fica a apenas a 11 quilómetros da capital francesa. Em 2010, os números eram claros: cerca de 90 mil pessoas. Mais de metade eram portugueses, o que diz bem da implementação lusa nesta região.
Aquela que já é considerada como a maior feira de produtos regionais portugueses fora do nosso país, contou com a presença de 21 municípios, que tiveram, deste modo, oportunidade de contactar diretamente com a comunidade portuguesa. O evento, dinamizado pela ARCOP – Associação Recreativa e Cultural dos Originários de Portugal, coletividade presidida por um cidadão de Ponte da Barca, Manuel Brito, é tido como um importante ponto de promoção do território, da identidade, património, cultura e gastronomia portuguesa.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Faço um balanço muito positivo da participação deste ano. Conseguimos mobilizar a comunidade barrosã radicada nesta região para animar este grande certame. Conseguimos, também, manter a tradição de celebrar a festa da Páscoa e da família barrosã. A degustação dos produtos que trouxemos é uma forma de ajudarmos a matar saudades. São momentos de convívio únicos que só acontecem anualmente. O segredo radica na forma como o município conseguiu construir este desígnio. A vinda dos presidentes de junta recolhe o carinho dos conterrâneos e amigos. É assim que se constrói a alma barrosã que faz da nossa terra um local de gente feliz. Temos a esperança de que o nosso povo regresse um dia. Somos uma terra de conforto e bem-estar. Foi muito agradável estar junto da nossa comunidade. É uma iniciativa importante. Saúdo toda a organização pela dinâmica que implementa, com um trabalho exemplar. Fica a promessa de regressarmos no próximo ano».

PRESIDÊNCIA ABERTA | PRESIDENTES DE JUNTA

Jaime Barroso | Presidente da Junta de Freguesia de Tourém
«As coisas correram maravilhosamente bem. Foi a primeira vez que vim à Feira de Nanterre. Fiquei satisfeito e penso voltar mais vezes. Fiquei satisfeito com o que vi. Fiquei impressionado com a gente que aqui se encontra. Vale a pena cá vir».

Alceu Afonso | Presidente da Junta de Freguesia de Gralhas
«Foi um prazer e um orgulho estar aqui. Tudo correu bem. Foi um espetáculo! Temos que continuar a fazer esta promoção. Um orgulho, também, pela empresa do João Carlos que, para além de ser primo, é meu amigo. É uma empresa de sucesso. Satisfeito por ver tanta gente da minha aldeia».

Aníbal Ferreira | Presidente da Junta de Freguesia de Ferral
«A freguesia de Ferral tem também aqui um pouco da sua história. Estamos num evento que acompanhamos sempre que nos é possível. É um tributo à nossa terra. Um reconhecimento à valorização dos nossos produtos. Temos aqui muita gente da nossa freguesia e sei que ficam muito satisfeitos por verem aqui o seu presidente de junta».

António Morais | Presidente da União de Freguesias de Montalegre e Padroso
«Foi uma feira muito participada. Encontramos gente de várias aldeias do concelho. Uma festa muito importante e muito bonita».

Daniel Reis | Presidente da União de Freguesias de Viade de Baixo e Fervidelas
«Foi uma participação positiva. Foi bom rever os nossos amigos. Quero agradecer à Câmara de Montalegre por estarmos, uma vez mais, presentes. É com muito agrado que estou aqui. Enquanto puder, farei sempre questão de estar aqui presente. É uma obrigação que temos. A minha freguesia é muito grande. Tem 12 lugares. Tive aqui muita gente».

José Luís Nogueira | Presidente da Junta de Freguesia de Morgade
«A feira está cada vez melhor. Muita participação. Foi um gosto estar aqui com os nossos conterrâneos. Esta iniciativa deve-se manter. Faz todo o sentido».

Márcio Azevedo | Presidente da Junta de Freguesia de Cabril
«A nossa participação tem sido cada vez melhor. É cada vez mais produtiva para o concelho de Montalegre. A visita que fazemos às empresas tem sido extraordinária. São casos de sucesso. É bom estarmos aqui com as pessoas da nossa terra. Não só para matar as saudades como, também, para sentirem que os autarcas estão com eles. Isto devia ser replicado muitas vezes. O investimento não é grande. Isto não tem preço. Devíamos selecionar mais locais onde existe mais gente do concelho. Dizer que em Montalegre é um bom sítio para investir. Não podemos quebrar a ligação entre a "terra mãe" e a "terra adotiva". Fazer isto na América, no Canadá, no Luxemburgo...locais onde existe gente de Montalegre!».

Nuno Pires | Presidente da Junta de Freguesia de Outeiro
«Foi bom. Grande participação. Bom convívio. Bons produtos que aqui estiveram. Foi uma boa iniciativa».

Paulo Pinto | Presidente da Junta de Freguesia de Vila da Ponte
«Participação positiva. Visitamos empresários do Barroso com muito sucesso. Fomos muito bem recebidos pelos nossos emigrantes. Foi um fim de semana bastante agradável. Vila da Ponte tem aqui muita gente. Estive com muita gente. Estão satisfeitos. Gostam da feira. Seria também de pensar fazer visitas a outras localidades onde haja barrosões».

Ricardo Moura | Presidente da União de Freguesias de Meixedo e Padornelos
«Isto está cada vez mais alegre. Temos que voltar aqui sempre. Isto é uma festa que nunca mais pode acabar. Enquanto houver emigrantes, nós temos que estar aqui a dar-lhes apoio. Isto é dizer-lhes que não estão sozinhos. Estamos com eles. Vamos continuar. Neste último dia, esteve um mar de gente. Foi muito bom».

Rui Costa | Presidente da Junta de Freguesia da Chã
«Foi muito importante termos aqui estado. É uma feira que é essencial para a divulgação do nosso concelho. Habita aqui muita gente da freguesia da Chã. Inclusive, falei com vários empresários. Adoram esta iniciativa».

Victor Carreira | Presidente da Junta de Freguesia de Negrões
«Saio daqui com uma opinião positiva. Gostamos de estar com a gente da nossa terra. Destaco o Domingos Baía. Tem uma maneira muito especial de nos receber. É fora do normal. Muito carinhoso, anda sempre connosco. Tem uma empresa da qual nos orgulhamos muito. Continuo a dizer que estar aqui é um bom investimento. É uma boa iniciativa para o concelho».


MEMÓRIA

2018. XV Feira de Nanterre
2017. XIV Feira de Nanterre
2016. XIII Feira de Nanterre