Reunião de avaliação dos eventos de massa

MONTALEGRE - Reunião avaliação eventos de massas (1)
MONTALEGRE - Reunião avaliação eventos de massas (2)
MONTALEGRE - Reunião avaliação eventos de massas (3)
MONTALEGRE - Reunião avaliação eventos de massas (4)
20 Setembro 2019

Decorreu no salão nobre da Câmara de Montalegre uma reunião para avaliação dos eventos de massa que decorreram no concelho e que movimentaram determinado número de pessoas. Há uma preocupação crescente na definição de uma estratégia de resposta e respetiva operacionalização para ocorrências no que respeita às áreas da saúde pública e segurança. Os trabalhos envolveram a Proteção Civil Municipal, a Guarda Nacional Republicana e uma equipa da Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso e foram coordenados pelo vice-presidente do município.

O concelho de Montalegre tem sido palco vários eventos que são considerados de massa. Reúne condições favoráveis à realização devido ao clima, à cultura, à segurança e à oferta turística. São organizações que englobam mais do que um determinado número de pessoas, num local específico, para uma finalidade concreta, por um período definido de tempo. Neste contexto, há riscos para a saúde que são potenciados pela concentração elevada de participantes oriundos de diferentes regiões ou países e pelo aumento do número de contactos interpessoais. Os desafios da saúde global implicam o reforço da vigilância epidemiológica, da promoção da saúde e da prevenção primária e secundária, assentando numa resposta coordenada, e de natureza multidisciplinar, das instituições envolvidas na responsabilidade.

TEM A PALAVRA

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre

«No âmbito da organização de eventos e incorporando o nosso Plano de Proteção Civil, tínhamos definido que este ano estaríamos mais atentos á definição de regras nos eventos, sobretudo no que respeita à segurança. É uma das nossas grandes preocupações e que muito contribui para o sucesso das iniciativas. Montalegre tem conseguido despertar o interesse de grandes movimentos de massas. Há vários eventos que trazem muita gente ao concelho e que não têm sido tão escrutinados. Nesse âmbito e com a parceria da Guarda Nacional Republicana e da equipa da Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso, fizemos uma avaliação mais intensa dos eventos que movimentaram um maior número de pessoas. Levam-nos a tomar atitudes que vão exigir outro tipo de comportamentos às organizações, até para que no licenciamento tenhamos base legal e argumentos para que haja um sucesso efetivo. Queremos um concelho atrativo mas de forma organizada e que fique o melhor possível. Serão anunciados um conjunto de procedimentos, com regras mais apertadas para as organizações, que respeitam e defendem a nossa população».

Victor Esteves | Comandante do posto da Guarda Nacional Republicana de Montalegre

«Foi um encontro muito produtivo e que me deixou muito satisfeito. Montalegre tem vários eventos de massa e é preciso que hajam regras bem definidas para que as coisas aconteçam da melhor forma. Com o envolvimento e empenho de todas a entidades acredito que é possível garantir a saúde e a segurança em todos os eventos».

Agostinho Sousa | Médico interno da Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso

«A nossa unidade está a colaborar com os restantes parceiros, nomeadamente a Câmara Municipal, no sentido de alertar e preparar para os eventos de massa que acontecem no concelho. Queremos colmatar eventuais riscos para a saúde. Falamos de vigilância epidemiológica ou da transmissão de doenças, da vigilância ambiental e correta desinfeção e tratamento das águas de consumo humano, da existência de boas condições de higiene e sanitárias, da instituição de atividades de promoção da saúde e prevenção da doença. Na área da proteção civil, definimos uma estratégia de colaboração para que haja uma melhor preparação e articulação entre todas as entidades».