Ministra da Agricultura visitou 29.ª Feira do Fumeiro

XXIX Feira do Fumeiro (Visita - Ministra da Agricultura) (2)
XXIX Feira do Fumeiro (Visita - Ministra da Agricultura) (4)
XXIX Feira do Fumeiro (Visita - Ministra da Agricultura) (5)
XXIX Feira do Fumeiro (Visita - Ministra da Agricultura) (7)
XXIX Feira do Fumeiro (Visita - Ministra da Agricultura) (18)
XXIX Feira do Fumeiro (Visita - Ministra da Agricultura) (8)
XXIX Feira do Fumeiro (Visita - Ministra da Agricultura) (19)
XXIX Feira do Fumeiro (Visita - Ministra da Agricultura) (21)
XXIX Feira do Fumeiro (Visita - Ministra da Agricultura) (17)
XXIX Feira do Fumeiro (Visita - Ministra da Agricultura) (22)
24 Janeiro 2020

Maria do Céu Albuquerque, Ministra da Agricultura, marcou presença na 29.ª Feira do Fumeiro de Montalegre. Afável, deixou uma mensagem de esperança aos agricultores do concelho ao mesmo tempo que lançou o apelo para não desistirem do setor primário: «insistam e persistam porque a agricultura é o que mantém a vitalidade do nosso país».

TEM A PALAVRA

Maria do Céu Albuquerque | Ministra da Agricultura
«Estou encantada com tudo o que aqui me foi apresentado. É a valorização da agricultura, dos produtos endógenos e do trabalho de toda uma comunidade de uma dinamização do interior do país. Levamos algum trabalho de casa com projetos que nos foram apresentados e que vão muito ao encontro do que nós queremos desenvolver em todo o país no domínio da agricultura. Em conjunto com a comunidade intermunicipal, com os presidentes de Câmara, com a Direção Regional de Agricultura e Pescas e com os agricultores, dar continuidade a este trabalho de excelência de valorização dos produtos endógenos e das atividades tradicionais. Queremos ter por objetivo corresponder a uma estratégia de desenvolvimento local, mas, também, que estes produtos que já hoje contribuem para uma fatia significativa das exportações possam ainda contribuir mais para isso mesmo fixando pessoas e ocupando o território. Aos agricultores desta região quero dizer que insistam e persistam porque a agricultura é o que mantém a vitalidade do nosso país. Mas temos que fazer diferente. Fazer melhor e inovar. Juntos temos de encontrar a melhor forma de o fazer».

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Se a senhora Ministra da Agricultura conseguir dar satisfação ao longo caderno de revindicações que lhe fizemos, ganhamos uma alma nova e um desafio muito grande para o território barrosão. Temos bons projetos em carteira. Temos iniciativas que deveriam merecer o apoio do ministério e enquadramento das mesmas no próximo quadro comunitário. Estou certo de que iriam potenciar desenvolvimento e dinamização económica para Barroso. O património do Estado no concelho pode constituir um laboratório de ideias para os nativos trabalharem e aprenderem algo. Temos a Quinta da Veiga, o Centro de Formação de Aldeia Nova e o desígnio da FAO, o importante selo de Património Agrícola Mundial que temos de saber preservar. São assuntos que constam de um dossier escrito que ela levou para Lisboa e que terá a oportunidade de ler. Deixou a promessa de o analisar e posteriormente nos convidar para uma reunião e assim consertarmos posições».

Carla Alves | Diretora da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte - DRAPN
«Acho que estes certames evoluem muito em termos de qualidade e nota-se um rejuvenescimento de produtores. Há uma preocupação com a qualidade da matéria-prima. Há um padrão no modo de fazer. O presunto tem, nesta feira, uma caraterística única. Esta feira tem ido de encontro às necessidades dos consumidores e sabe fazê-lo muito bem. A senhora Ministra da Agricultura ficou muito sensibilizada para a importância da agricultura familiar e de se criarem apoios a esta agricultura familiar para conseguirmos fixar esta gente nesta atividade ao longo do ano. Antes de chegarmos a Montalegre visitamos produtores afetados pelas intempéries do mês passado. Irá sair um despacho muito em breve anunciado pela senhora Ministra da Agricultura. Vamos ter um financiamento na medida 6.2.2 para os agricultores afetados pelas intempéries do mês passado. Esse também foi um propósito desta visita. No concelho de Montalegre registamos vários produtores afetados pelas tempestades e que vão poder candidatar-se na abertura dessa medida».

MONTALEGRE | 29.ª FEIRA DO FUMEIRO - DIA 2