Montalegre | 'Fim de Semana Gastronómico' 2020

Montalegre - Cozido à Barrosã
Montalegre - Rabanadas com Mel
25 Janeiro 2020

É já neste fim de semana que Montalegre recebe a iniciativa "Fins-de-semana Gastronómicos", uma ação promovida pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, que se prolonga até novembro. Durante este período, serão servidas 210 receitas tradicionais regionais, mais de 100 receitas de doçaria tradicional e conventual, 50 produtos qualificados e vinho proveniente de cinco denominações. No total, estão envolvidos 78 municípios, mais de mil restaurantes, 500 empreendimentos turísticos e 350 quintas, adegas e espaços enoturísticos. Em Montalegre, os protagonistas da mesa são: alheira, cozido à barrosã e as rabanadas com mel.

Montalegre tem saborosas referências gastronómicas que, enquadradas num cenário idílico, garantem aos sabores tradicionais um forte marco de atração turística e promoção territorial. Para além de uma aposta turística, com base na natureza e no ambiente, Montalegre tem vindo a fazer uma campanha continuada de promoção dos produtos locais, entre eles algumas delícias gastronómicas, como é o caso da alheira, do cozido à barrosã e das rabanadas com mel.

ALHEIRA

Lavam-se as tripas do porco, muito bem lavadas, em água corrente (preferencialmente) e reserva-se. Cosem-se as carnes todas juntas. Depois de cozidas, desfiam-se todas, sem esmagar. Reserva-se este preparado. Para a calda colocam-se os ossos das carnes usadas a ferver com bastante alho (com a casca), cebolas, louro, pimento vermelho (pimentão) e um ramo de salsa. Tem de ferver bastante tempo para a calda ficar boa. Num recipiente coloca-se o pão de trigo já fatiado muito fininho (não esmagado), junta-se as carnes e envolve-se tudo muito bem. Em seguida junta-se a calda coada e envolve-se novamente tudo muito bem. A este preparado junta-se bastante salsa picada muito fininha. Prova-se para retificar os temperos. Finalmente, enche-se a tripa do porco com este preparado, ata-se de maneira a fazer a alheira e são colocadas no lareiro para apanharem fumo. Ao contrário do que se pensa, a alheira, precisa de mais ar do que de fumo, por isso deve ficar num lugar arejado. Ingredientes: Carne de galinha; Carne de coelho; Carne de porco (salgada); Carne de vitela; Ossos das carnes usadas; Alho (com a casca); Cebola; Louro; Pimento vermelho (pimentão); Salsa; Pão de trigo fatiado muito fininho e tripas de porco.

COZIDO À BARROSÃ

O cozido à barrosã é feito à base de carne de porco fumado: pernil, presunto, orelheira, peito e pé. Tudo bem temperado à maneira barrosã e curado com o fumo da lenha de carvalho e com o frio saudável desta terra. Não falta a chouriça, o salpicão, a sangueira e o chouriço de abóbora. Há quem junte galo do campo e vitela. Serve-se com couve levada da geada ou grelos. Há também quem junte nabo, cenoura e mesmo feijão. Todavia, o que dá uma caraterística mais rica a este prato é a batata de Montalegre, cozida com água de Montalegre.

RABANADAS COM MEL

Corta-se o pão de cacete ou trigo de 4 cantos em fatias de grossura (+/-) de um dedo. Põe-se ao lume um tacho com água, quando levantar fervura, junta-se a casca do limão, deixando ferver um pouco. Deixa-se arrefecer ligeiramente e adicionam-se as duas gemas, que, entretanto, foram desfeitas num pouco de leite e mel, envolvendo-se tudo muito bem. Temos assim o preparado para demolhar o pão. À parte batem-se os dois ovos. Demolham-se as fatias de pão (no preparado anterior), que devem ser colocadas numa escumadeira uma a uma para não se desfazerem e depois de embebidas (demolhadas pois o pão é conveniente estar um pouco duro, ou seja, retardado) vão-se fritando em óleo bem quente, até adquirirem um aspecto dourado. Dispõem-se numa travessa e polvilham-se com açúcar e canela. OBS: invés de polvilhadas com açúcar e canela, também é hábito e tradição regarem-se com calda de açúcar e limão. Ingredientes: 1lt de água; 2 a 3 colheres de sopa de mel; 1 casca de limão; 2 gemas de ovo; Leite q.b.; Pão de cacete ou trigo de quatro cantos q.b.; 2 ovos; Açúcar e canela para polvilhar q.b. e óleo para fritar.