Complexo Desportivo de Salto

Complexo Desportivo de Salto (Campo de Futebol) 02
Complexo Desportivo de Salto (Campo de Futebol) 05
Complexo Desportivo de Salto (Pavilhão Gimnodesportivo) 02
Complexo Desportivo de Salto (Plano Global)
Complexo Desportivo de Salto (Campo de Futebol) 06
Complexo Desportivo de Salto (Pavilhão Gimnodesportivo) 03
Complexo Desportivo de Salto (Pavilhão Gimnodesportivo) 01
Complexo Desportivo de Salto (Arranjo Urbanístico)
10 Fevereiro 2020

Mais de três milhões de euros é quanto vai custar o Complexo Desportivo de Salto, obra que promete ser uma referência no concelho de Montalegre. O investimento (3.618.806,62€ + IVA) é constituído por um pavilhão gimnodesportivo, um campo de futebol, um extenso arranjo urbanístico e pagamento de expropriações. As infraestruturas polivalentes irão «apoiar o desporto e a formação escolar, dar qualidade de vida aos residentes e contribuir por fixar a população». Segundo as previsões, a obra está concluída nos próximos dois anos.

A vila de Salto – concelho de Montalegre – vai ter um moderno Complexo Desportivo orçado em mais de 3,6 milhões de euros. A garantia é dada pelo presidente do município, Orlando Alves, que faz questão de esclarecer que este investimento irá «servir toda a população do Baixo Barroso onde vivem cerca de 5.000 pessoas, especificamente a população escolar e o Grupo Desportivo e Cultural de Salto, cuja equipa joga no campeonato distrital da Associação de Futebol de Vila Real».

«PROJETO AUDACIOSO»

O presidente da Câmara de Montalegre explica que o projeto incorpora um pavilhão desportivo, um campo de futebol de relva sintética e obras de urbanização na vila saltense. O presente, sublinha o edil, «é trabalhar nas expropriações do terreno e avançar, depois, com o processo de construção». Orlando Alves anota que estamos perante «um projeto audacioso, um projeto caro, que no seu cômputo geral, com expropriações e tudo o resto, vai rondar os três milhões de euros». A ideia, reforça, «é tentar apresentar uma candidatura do projeto a fundos comunitários no âmbito do próximo Quadro Comunitário de Apoio». Todavia, garante, «a obra irá avançar mesmo só com verbas municipais».

VILA MAIS URBANA

Dentro de dois anos, a vila de Salto irá cumprir uma velha aspiração: ter um espaço desportivo digno para o exercício ad prática desportiva. O local será atração para todos aqueles que visitaram a terra onde reside o solar da raça barrosã. Orlando Alves lembra que este investimento «poderá ser mais um daqueles projetos de grande dimensão, como foi a estrada de Montalegre para Chaves, que terá de ser integralmente suportado pelo orçamento municipal». A fechar, o autarca refere que esta obra confere uma maior urbanidade à vila ao mesmo tempo que irá «fazer justiça para com o Grupo Desportivo e Cultural de Salto, único clube que milita nos distritais da A. F. Vila Real em terra batida o que representa uma indignidade para os 116 atletas nele inscritos e uma vergonha para o município de Montalegre». Acrescentou ainda que esta aposta económica em Salto «decorre do que se fez em Vilar de Perdizes e do campo de treinos do Centro Desportivo e Cultural de Montalegre que se perspetiva e cujo projeto está em andamento».

NÚMEROS (Estimativa)

Campo de futebol - 1.705.559,11€