Jerónimo Martins (JM) compra carne bovina do concelho

cmm__reuniao___cooperativa_e_jeronimo_martins___4_
cmm__reuniao___cooperativa_e_jeronimo_martins___2_
29 Abril 2020

Câmara de Montalegre e Cooperativa Agrícola do Barroso uniram as mãos no combate às dificuldades que o mundo agrícola padece em virtude da crise epidémica da covid-19. Nesse sentido, acabam de fazer uma parceria com o grupo empresarial português de distribuição alimentar e retalho especializado, Jerónimo Martins. O "casamento" acontece já em maio. De 15 em 15 dias, este gigante do ramo alimentar compra 50 vitelos do concelho (140 a 220 kg de peso carcaça). O transporte é assegurado pela autarquia. O acordo visa reduzir o excedente que se verifica nesta altura no território, uma vez que os habituais circuitos de comercialização estão quase parados devido à conjuntura que vivemos. Caso haja oferta, este enlace é para continuar.

É mais um ataque às consequências económicas que o surto epidémico da covid-19 provoca na economia local. No terreno desde a primeira hora, a Câmara de Montalegre acaba de selar - em conjunto com a Cooperativa Agrícola do Barroso - uma parceria com o grupo Jerónimo Martins. Este gigante do ramo alimentar vai, já a partir de maio, passar a adquirir quinzenalmente 50 vitelos do concelho, devidamente identificados (brincos). O transporte, assegurado pela edilidade, arranca no campo da feira de Montalegre. O abate acontece em Santarém. Recorde-se que em fevereiro último, a autarquia de Montalegre investiu perto de 500 mil euros no setor primário do concelho: gado barrosão (100€ por cada cria nascida em território concelhio); batata de semente (50.000€); pequenos ruminantes (50.000€) e fomento da produção pecuária (230.000€).

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Este acordo vem na sequência do que aconteceu no período da Páscoa quando fomentamos a venda dos pequenos ruminantes. Nessa altura, apercebemo-nos que o consumo local iria diminuir. Os restaurantes estão fechados. Os turistas e os restaurantes de fora não fazem negócio. Tudo isto é uma situação de emergência. É fácil adivinhar a dificuldade que sentem os produtores pecuários em escoar os seus produtos. Nesta conformidade, articulamos com a Jerónimo Martins onde temos um contacto privilegiado com a nossa conterrânea Maria João Freitas que passa a liderar o processo da comercialização. É uma honra para Montalegre. Tudo isto culmina com o envolvimento da Cooperativa Agrícola do Barroso. O município tem a responsabilidade de suportar os encargos do transporte do gado até Santarém. Estamos perante uma medida importante para o futuro da economia da região. Isto só fará sentido se os produtores pecuários se envolverem nesta dinâmica e neste desígnio. Estamos a construir o caminho do futuro. Estamos a criar condições para que a produção local aumente».

MONTALEGRE | Jerónimo Martins (JM) compra carne bovina do concelho