Diáspora Barrosã | 'Tão longe e Tão perto'

Diáspora Barrosã | "Tão longe e Tão perto"
24 Julho 2020

O Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) de Montalegre pretende estabelecer uma rede da Diáspora Barrosã. Esta iniciativa insere-se numa estratégia a médio e longo prazo de atração de investimento e desenvolvimento económico locais, da qual se destacam o "Encontro do Emigrante Barrosão", adiado para 2021, e o "Encontro de Investidores da Diáspora" previsto para 2022. Com estas medidas, o executivo municipal, para além de dar seguimento ao estabelecido na lei, relativamente à transferência de competências para as autarquias locais, vai mais longe, ao partilhar os desígnios do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora, em colaboração com o Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, para trabalhar no sentido de atrair investimento e/ou internacionalizar bens e serviços produzidos em Montalegre.

O estabelecimento de uma extensa rede formada por barrosões, espalhados pelo Mundo, constitui a base de um projeto com vista ao aprofundamento de laços identitários e desenvolvimento de relações económicas que reforcem o progresso do concelho de Montalegre e a melhoria das condições de vida e empregabilidade da extensa comunidade barrosã, esteja esta, em Portugal, ou espelhada por todo o Mundo. Para apoiar esta conetividade contaremos com a Rede de Apoio ao Investidor da Diáspora, que ligará as diferentes áreas de governação.

APELO AOS EMIGRANTES

A reboque deste raciocínio, o município de Montalegre lança um apelo aos emigrantes no sentido de se dirigirem ao Presidente de Junta de Freguesia, ou Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) da autarquia de Montalegre, de forma a integrar esta imensa família que é a Diáspora Barrosã. A ideia é alargar esta iniciativa a todos os barrosões que residem fora do concelho. Todos contam! Para tal, o slogan "Tão longe e Tão perto". É o lema que queremos desenvolver junto de todos aqueles que, infelizmente, vimos partir deste nosso território.

Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE)
Praça do Município, N.º 1
5470-214 Montalegre