Casa do Conhecimento de Montalegre | Bento da Cruz

montalegre___bento_da_cruz_na_comunidade_de_leitores_da_rede_casas_do_conhecimento__2_
montalegre___bento_da_cruz_na_comunidade_de_leitores_da_rede_casas_do_conhecimento__1_
montalegre___bento_da_cruz_na_comunidade_de_leitores_da_rede_casas_do_conhecimento__5_
montalegre___bento_da_cruz_na_comunidade_de_leitores_da_rede_casas_do_conhecimento__3_
montalegre___bento_da_cruz_na_comunidade_de_leitores_da_rede_casas_do_conhecimento__6_
21 Outubro 2020

O livro "Planalto de Gostofrio", do escritor Bento da Cruz, esteve em destaque na 12.ª sessão da Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento, dinamizada online, através da plataforma ZOOM, a partir do auditório da biblioteca municipal. Fátima Fernandes, vereadora da educação da Câmara de Montalegre, apresentou a obra, num momento expressivo do retrato narrativo do autor, de incontornável valor para a preservação do património cultural da região. Na opinião dos leitores, o escritor Bento da Cruz foi uma valiosa descoberta. A obra foi descrita como «poesia em forma de prosa», «uma escrita sem pressa», atribuindo-lhe a qualidade de «narrador ímpar». O encontro contou com a participação de Emanuel Cruz, filho do escritor, e de outos familiares e amigos.

A Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento esteve de regresso com novas sugestões de leitura e mais encontros marcados. Há semelhança das edições anteriores, o programa da terceira edição promoveu a leitura de seis obras (literárias e não-literárias, de autores nacionais e internacionais) do Ensaio ao Romance, procurando ir ao encontro de um público heterogéneo, despertando interesses e promovendo a partilha de conhecimentos diversos. Enquanto as questões de distanciamento físico forem aconselhadas pela Direção Geral de Saúde, os encontros foram feitos apenas online, recorrendo à plataforma Colibri-Zoom, à semelhança das duas últimas sessões da segunda edição. Em Montalegre, a escolha do livro recaiu em "Planalto do Gostofrio" do escritor Bento da Cruz.
Recordar que a Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento é uma iniciativa organizada pela Casa do Conhecimento e os Serviços de Documentação da Universidade do Minho, em colaboração com as Casas do Conhecimento dos Municípios de Boticas, Montalegre, Paredes de Coura e Vila Verde. Tem como principais objetivos a promoção da leitura ao longo da vida, tornando-a numa atividade de caráter social e comunicacional, que motive a partilha de conhecimento, reflexões e inquietações a partir de uma experiência de Leitura, contribuindo para a nossa formação enquanto cidadãos ativos, capazes de questionar o mundo e agir sobre ele.

PLANALTO DE GOSTOFRIO

«Bento da Cruz criou em Planalto de Gostofrio uma inviolável história de amor que é uma autêntica écloga em prosa vivida por António, zagal de vacas, e sua prima Carolina, pastora de gadinho. Este idílio infantil não encerra, porém, todo o livro, porquanto a par dele acontecem outras histórias. Uma delas é a da Família dos Marinheiros: quantos são, como vivem, o que fazem; trabalhos agrícolas, dificuldades económicas, matança dos porcos, idas à missa e à feira, horas tristes, horas alegres. Outra é a do Povo de Gostofrio: organizações comunitárias, rivalidades entre vizinhos, zaragatas com aldeias limítrofes, a vezeira, a chega do boi, os incêndios, os bailes, a má língua. Ainda a da Região de Barroso na década de trinta. Planalto de Gostofrio é no seu conjunto, um livro solar, um cântico de alegria e ação de graças ao Criador dos pássaros e das rosas».

MONTALEGRE | SESSÃO

Sessão 12: CASA DO CONHECIMENTO DE MONTALEGRE
Livro: Planalto do Gostofrio
Autor: Bento da Cruz