Aeronave | João Paulo Catarino no Alto Rabagão

alto_rabagao__resgate___aeronave___78_
alto_rabagao__resgate___aeronave___81_
09 Maio 2022

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, esteve na albufeira do Alto Rabagão para fazer o ponto de situação da operação de resgate da aeronave realizada ao longo destes últimos dias. O governante teve a companhia do executivo municipal e do vice-presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado. Como oportunamente noticiámos, falamos de uma operação que retirou do fundo da albufeira uma aeronave com duas toneladas que tombou há cerca de 25 anos (13 julho 1997). Esta ação envolveu entidades como os fuzileiros portugueses, Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a fundação "Parley for the Oceans" e o município de Montalegre.

Operação fechada. A descida de cerca de 30 metros da linha de água da albufeira do Alto Rabagão, em Montalegre, devido à seca, permitiu a retirada de uma aeronave que tombou a 13 de julho de 1997, numa operação que teve como objectivo despoluir as águas. O fecho dos trabalhos mereceu a presença do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino. O acidente ocorreu depois de um problema hidráulico e de uma tentativa de amaragem. Apesar da queda aparatosa, os dois ocupantes sobreviveram e foram levados para o hospital pelos bombeiros de Montalegre.

TEM A PALAVRA

João Paulo Catarino | Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas
«Estivemos perante uma vasta operação com o envolvimento da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Aproveitamos o facto da barragem ter uma quota inferior para realizar esta operação. Esta foi uma limpeza simbólica. Sabíamos que estava aqui uma aeronave há mais de 20 anos. Foi sempre nossa intenção proceder à sua remoção. Foi com alguma emoção que realizamos esta operação. Tivemos, inclusive, a presença de um piloto deste acidente. Tudo correu bem. Houve uma colaboração muito importante da Câmara de Montalegre com os fuzileiros e a APA. Foi uma ação colaborativa. A quota da barragem está, neste momento nos 21%. Está garantida a água para consumo humano para os próximos dois anos.»

Pimenta Machado | Vice-presidente do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente
«Foi uma operação muito importante. Estamos perante uma barragem importante que assegura a água às populações. Ter uma avioneta dentro da barragem não era bom. A qualidade da água, pelo tratamento a que está sujeita, nunca esteve em causa mas assim fica melhor até para a saúde dos ecossistemas que existem nesta albufeira.»

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara de Montalegre
«Foram três dias de grande esforço e de muita expetativa. É a sensação do dever cumprido perante uma adversidade que é saber que a barragem tem menos de 30 metros de água. Isto levou a esta realidade, isto é, poder retirar do fundo da barragem um passivo ambiental. A aeronave tinha cerca de 300 litros de gasolina. Em nome do município e da freguesia de Viade de Baixo, o meu muito obrigado a quem conseguiu montar esta operação apoiada, a nível local, pelo município e pelos bombeiros de Montalegre. Destacar o grande esforço da APA que conseguiu juntar esta parceria dos fuzileiros da marinha com uma capacidade enorme de trazer conhecimento e alta tecnologia e, por fim, uma palavra de reconhecimento para a Fundação Parley pelo financiamento que trouxe a fim de ser concretizada esta operação. Era uma missão há muito desejada. A aeronave vai para o estaleiro municipal. Acreditamos que possa nascer um memorial que invoque este acidente.»

RESGATE DA AERONAVE NA BARRAGEM DO ALTO RABAGÃO | RTP