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Câmara Municipal de Montalegre
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Reunião do Executivo Municipal - 1 dezembro 2014

Reunião do Executivo Municipal - 1 dezembro 2014
Reunião do Executivo Municipal - 1 dezembro 2014
11 Dezembro 2014

Confira a ordem de trabalhos e as deliberações da reunião do executivo municipal de Montalegre, realizada no passado 1 de dezembro, pelas 10h10m, na sala de reuniões dos Paços do Concelho.

Realizou-se no passado dia 1 de dezembro, na sala de reuniões dos Paços do Concelho, uma reunião ordinária da Câmara Municipal de Montalegre sob a presidência do edil Orlando Alves e com a participação dos vereadores Duarte Gonçalves, Fátima Fernandes, Elsa Minhava e António Araújo. Desta reunião e de acordo com a ordem de trabalhos elaborada foram tomadas as seguintes deliberações:
 
I
ATAS
 
1 – APROVAÇÃO DA ATA NÚMERO VINTE E TRÊS, RELATIVA À REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE MONTALEGRE, REALIZADA NO DIA DEZASSETE DE NOVEMBRO DE DOIS MIL E CATORZE.
DELIBERAÇÃO: A Câmara Municipal, depois de ter dispensado a sua leitura, com fundamento em ter sido distribuída conjuntamente com a ordem do dia da presente reunião, deliberou, por maioria, com a abstenção do Presidente da Câmara, em virtude de ter estado ausente dessa reunião.
 
II
PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA
 
1 – JUSTIFICAÇÃO DA AUSÊNCIA DO VEREADOR EM REGIME DE TEMPO INTEIRO, DAVID JOSÉ VARELA TEIXEIRA.
O Presidente da Câmara Municipal, Orlando Alves, solicitou a justificação da ausência do vereador em regime de tempo inteiro, David Teixeira, eleito pela lista do Partido Socialista, em virtude de se encontrar no exercício de funções de representação municipal, situação que o impede de participar nesta reunião.
DELIBERAÇÃO: A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, justificar a aludida falta.
2 – JUSTIFICAÇÃO DA AUSÊNCIA DO VEREADOR PAULO JORGE MIRANDA DA CRUZ.
O Presidente da Câmara Municipal, Orlando Alves, solicitou a justificação da ausência do vereador em regime de não permanência, Paulo Cruz, eleito pela lista do Partido Socialista, com fundamento em motivos do foro profissional, que o impedem de participar nesta reunião.
DELIBERAÇÃO: A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, justificar a aludida falta.
3 – PUBLICITAÇÃO DAS ANÁLISES DE CONTROLO DE QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO.
A vereadora do PSD, eleita na lista da coligação “Unidos Por Montalegre”, PPD/PSD.CDS/PP, Elsa Minhava, disse não ter conseguido identificar o local e modo de publicitação dos resultados das análises realizadas à água para consumo humano, apesar de ter consultado o site da entidade reguladora dos serviços de água e resíduos, ERSAR, pelo que gostaria de saber onde pode aceder a tal informação.
A vereadora responsável por essa matéria, Fátima Fernandes, disse que a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) aprova, com periodicidade anual, o plano de controlo da qualidade da água apresentado pelos serviços municiais e que é de acordo com o mesmo que as análises para controlo da qualidade da água para consumo humano são realizadas por empresa contratada para o efeito, a qual tem de estar certificada pelo ministério do ambiente. Disse que os resultados dessas análises são inseridos no portal da ERSAR e, em caso de desconformidade, a autoridade de saúde territorialmente competente é notificada para que, se assim o entender, possa determinar medidas de salvaguarda da saúde pública. Por último, disse que os boletins analíticos relativos à água para consumo humano são publicados por edital, de forma trimestral, no site do município e nos locais de estilo, designadamente na sede da respetiva Junta de Freguesia.
 
- PERÍODO DA ORDEM DO DIA -
 
III
INTERVENÇÃO SOCIAL, CULTURAL E DESPORTIVA
 
IV
CONCESSÃO DE APOIOS/SUBSÍDIOS
 
1 – PEDIDO DE APOIO FINANCEIRO APRESENTADO PELA ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE SALTO, NO VALOR DE € 4.761,45, DESTINADO A AÇÕES DE LIMPEZA DE NEVE, GELO E ESPALHADORES DE SAL, NAS VIAS MUNICIPAIS DO BAIXO BARROSO.
O Presidente da Câmara Municipal, Orlando Alves, por razões de eventual conflito de interesses na matéria objeto de deliberação, na medida em que integra a direção da associação, invocou impedimento, razão pela qual não participou na apreciação, discussão e votação deste assunto, tendo, por isso, saído da sala onde decorria a reunião.
A reunião passou, com a anuência dos presentes, a ser dirigida pela vereadora Fátima Fernandes.
DELIBERAÇÃO: A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, com fundamento na alínea u), do n.º 1, do artigo 33.º, do Anexo I, da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, o seguinte:
a) Aprovar a concessão de apoio financeiro, no valor de € 4.761,45 (quatro mil setecentos e sessenta e um euros e quarenta e cinco cêntimos), a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salto, com o NIP 502 121 700, destinado a ações de limpeza de neve, gelo e espalhadores de sal, nas vias municipais do Baixo Barroso.
b) Ao Gabinete de Gestão Financeira para, no respeito pela legalidade contabilística e orçamental, proceder ao pagamento do apoio ora aprovado, bem como à sua adequada publicitação, nos termos e para os feitos constantes da Lei n.º 64/2013, de 27 de agosto, e cumprimento do estabelecido no despacho nº 1169/2014, da Ministra das Finanças.
c) Ao Gabinete de Apoio à Presidência e Vereação (GAPV) para notificar o referido tesoureiro da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salto, do teor da presente deliberação.
Depois de tomada esta deliberação deu entrada na sala onde decorria a reunião, o Senhor Presidente da Câmara Municipal, Orlando Alves.
2 – PEDIDO DE APOIO FINANCEIRO APRESENTADO PELA ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE OUTEIRO, NO VALOR DE € 5.000,00, DESTINADO À COMPRA DE UMA CASA PARA AMPLIAR O ESPAÇO JÁ EXISTENTE.
DELIBERAÇÃO: A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, com fundamento na alínea u), do n.º 1, do artigo 33.º, do Anexo I, da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, o seguinte:
a) Aprovar a concessão de apoio financeiro, no valor de € 5.000,00 (cinco mil euros), a favor da Associação Cultural de Outeiro com o NIPC 508 924 510, destinado à compra de uma casa para ampliar o espaço já existente em Outeiro.
b) Ao Gabinete de Gestão Financeira para, no respeito pela legalidade contabilística e orçamental, proceder ao pagamento do apoio ora aprovado, bem como à sua adequada publicitação, nos termos e para os feitos constantes da Lei n.º 64/2013, de 27 de agosto, e cumprimento do estabelecido no despacho nº 1169/2014, da Ministra das Finanças.
c) Ao Gabinete de Apoio à Presidência e Vereação (GAPV) para notificar o referido Presidente da Associação Cultural de Outeiro com sede em Outeiro, do teor da presente deliberação.
 
V
PLANEAMENTO, ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E GESTÃO URBANÍSTICA
 
1 – PLANEAMENTO / ORDENAMENTO
2 – OPERAÇÕES DE LOTEAMENTO / OBRAS DE URBANIZAÇÃO
3 – OBRAS DE EDIFICAÇÃO
4 – SERVIÇOS URBANOS
3 – LISTAGEM DE DESPACHOS PRATICADOS PELO PRESIDENTE DA CÂMARA, ORLANDO ALVES, NO USO DAS COMPETÊNCIAS QUE LHE FORAM CONFERIDAS PELO EXECUTIVO MUNICIPAL, EM REUNIÃO ORDINÁRIA DE 18 DE NOVEMBRO DE 2013 / ÁREA DE GESTÃO URBANÍSTICA.
DELIBERAÇÃO: A Câmara Municipal deliberou tomar conhecimento.
4 – LISTAGEM DE DESPACHOS PRATICADOS PELO PRESIDENTE DA CÂMARA, ORLANDO ALVES, NO USO DAS COMPETÊNCIAS QUE LHE FORAM CONFERIDAS PELO EXECUTIVO MUNICIPAL, EM REUNIÃO ORDINÁRIA DE 18 DE NOVEMBRO DE 2013 / CERTIDÃO DE COMPROPRIEDADE.
DELIBERAÇÃO: A Câmara Municipal deliberou tomar conhecimento.
5 – TARIFA SOCIAL DE ÁGUA/ PROPOSTA.
DELIBERAÇÃO: A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, nos termos e com os fundamentos expressos na referida informação técnica, deferir o pedido de tarifa social de água, formulado pelo Sr. António Luis Alves Reis (CIL 7758).
À Divisão de Desenvolvimento e Cooperação Social, Cultural e Desportiva para notificar a interessada do teor da presente deliberação.
À Secção de Serviços Urbanos e Ambiente para efeitos de execução material da presente deliberação.
6 – SISTEMA MULTIMUNICIPAL DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DE SANEAMENTO DO NORTE DE PORTUGAL.
DELIBERAÇÃO: A Câmara Municipal deliberou, por maioria, com três votos a favor e dois votos de abstenção expressos pelos vereadores do PSD, eleitos nas listas da coligação “Unidos Por Montalegre”, Duarte Gonçalves e Elsa Minhava, dar parecer desfavorável à criação do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Norte de Portugal.
Dê-se conhecimento desta deliberação ao Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia.
 
VI
OBRAS PÚBLICAS E EMPREITADAS
 
VII
FORNECIMENTOS DE BENS E/OU SERVIÇOS
 
7 – AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE ALUGUER DE ESPAÇO NO CENTRO DE CONGRESSOS DA ALFÂNDEGA DO PORTO.
DELIBERAÇÃO: A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a aludida proposta nos precisos termos em que foi formulada. Proceda-se de acordo com a mesma.
Ao Núcleo de Aprovisionamento, Património e Armazéns, unidade orgânica informal integrada no Departamento de Administração Geral e Finanças, para operacionalizar a presente deliberação.
 
VIII
GESTÃO AUTÁRQUICA
 
1 – GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS     
2 – GESTÃO FINANCEIRA E PATRIMONIAL
8 – Relação dos pagamentos efetuados (para conhecimento do executivo municipal).
Foi presente, pelo Gabinete de Gestão Financeira (GGF), para efeitos de conhecimento do executivo municipal, relação de pagamentos efetuados pela autarquia – lista de ordens de pagamento – no período compreendido entre os dias treze de novembro e vinte seis de novembro de dois mil e catorze, na importância global ilíquida de € 811.438,87.
DELIBERAÇÃO: A Câmara Municipal tomou conhecimento.
9 – Resumo diário da tesouraria n.º 229/2014 (para conhecimento do executivo municipal).
Foi presente, pela tesoureira, para conhecimento do executivo municipal, o resumo diário da tesouraria n.º 229, respeitante ao dia vinte e seis de novembro de dois mil e catorze, o qual apontava para o total de disponibilidades na ordem de €2.471.782,31 sendo € 1.581.375,53 a título de operações orçamentais, e € 890.406,78, a título de operações não orçamentais.
DELIBERAÇÃO: A Câmara Municipal tomou conhecimento.
10 – ALTERAÇÃO AOS DOCUMENTOS PREVISIONAIS DO ANO FINANCEIRO 2014 (11.ª ALTERAÇÃO AO ORÇAMENTO DA DESPESA / 9.ª ALTERAÇÃO AO PLANO DE ATIVIDADES / 10.ª ALTERAÇÃO AO PLANO PLURIANUAL INVESTIMENTOS).
DELIBERAÇÃO: A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, tomar conhecimento do teor integral do aludido despacho, bem como dos efeitos decorrentes do mesmo.
Ao Gabinete de Gestão Financeira para conhecimento.
 
IX
ATIVIDADE REGULAMENTAR
 
X
DIVERSOS
 
XI
REUNIÃO PÚBLICA MENSAL
(cfr. n.º 2 do artigo 49.º do anexo I, da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro)
 
XII
APROVAÇÃO DA ATA SOB A FORMA DE MINUTA
(cfr. n.ºs 3 e 4 do artigo 57.º do anexo I, da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro)
 
A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, aprovar a ata sob a forma de minuta, nos precisos termos do disposto no artigo 57º da lei nº 75/2013, de 12 de setembro, que alterou a Lei nº 169/99, de 18 de setembro, com vista à sua executoriedade imediata.