Segada em Paredes do Rio (fotos)

10 Agosto 2006
Iniciativa foi promovida pela Associação Social e Cultural de Paredes do Rio com o apoio do projecto camarário Ecomuseu do Barroso e do Parque Nacional Peneda Gerês. No Domingo tem lugar a Malhada.
A Associação Social e Cultural de Paredes do Rio com o apoio do Ecomuseu do Barroso (CMM) e do Parque Nacional Peneda Gerês (PNPG) realizaram a já tradicional Segada de Paredes do Rio.
Uma jornada que puxou a memória para o antigamente onde foi recuperada uma actividade agrícola que hoje já se encontra quase em desuso.
Assim, a meio da tarde, foi feita a Segada do centeio com foucinhos, a carrada em carros de bois e após isso, o centeio foi colocado em medas, numa eira de pedra.
No final houve uma merenda tradicional do Barroso acompanhada pela animação da Escola de Acordeões de Paredes do Rio.
Para Domingo tem lugar a Malhada de centeio com os malhos, logo após o mata -bicho. Realizado o trabalho segue-se a Rota do Artesãos, e para finalizar, um almoço comunitário animado por um Gaiteiro Galego.
Segada em Paredes do Rio (fotos)