Câmara de Montalegre entrega 12.ª casa a mais uma familia carenciada

21 Dezembro 2006
Aconteceu na aldeia de Covêlo do Gerês. Obra ultrapassou os 55 mil euros, verba comparticipada a 50% pela autarquia de Montalegre. O resto do montante foi pago pelo "Projecto Luta Contra a Pobreza", entretanto já terminado.
Apesar de já ter terminado em Dezembro do ano passado, o projecto de Luta Contra a Pobreza "Terras de Barroso" ainda mexe com a entrega das habitações. Desta feita, a 12.ª casa foi parar às mãos de uma familia de Covêlo do Gerês. O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Orlando Alves, marcou presença entregando as chaves à senhora Virgínia Gonçalves que sobrevivia, juntamente com um filho deficiente, num espaço exíguo e sem as mínimas condições higiénico-sanitárias e de conforto.
A nova moradia custou 55.633.95 euros, verba comparticipada pela Câmara Municipal de Montalegre e Projecto de Luta Contra a Pobreza "Terras de Barroso".
A este propósito refira-se que a Câmara Municipal de Montalegre transfere anualmente 55 mil euros só para habitação. Tem sido assim ao longo dos últimos quatro anos. Uma situação que não vai ter travão, garante Orlando Alves: «isto nunca mais vai terminar. Quer haja projectos financiados pela Administração Central quer não, a autarquia tem que estar ao serviço das pessoas, dos mais necessitados. Era, aliás, o que já vínhamos fazendo. Desde sempre que o temos feito. Sobretudo onde houver crianças nós temos que estar presentes e intervir». Neste ponto, o autarca recorda o exemplo das Minas da Borralha: «não podemos esquecer que a Borralha era um bairro que estava degradadíssimo e hoje dá gosto ir lá. São quase uma centena e meia de casas, algumas já com muitas boas condições de habitabilidade, mais o arranjo das ruas e a intervenção na área do saneamento e distribuição domiciliária».

PROJECTO ENGLOBA
14 HABITAÇÕES

Ao todo são 14 casas, num projecto (2001 a 2005) que retirou dos cofres do Município de Montalegre um milhão e 250 mil euros. Dá, em média, três habitações por ano.

Câmara de Montalegre entrega 12.ª casa a mais uma familia carenciada