Referendo à despenalização do aborto (resultados no concelho de Montalegre)

12 Fevereiro 2007
Vitória do «Não» no concelho de Montalegre não deixou dúvidas. Das 35 freguesias só 6 obtiveram resultados positivos no «Sim». Cenário foi o mesmo no distrito contrariando a tendência nacional. Conferir todas as contas em anexo.
O «sim» ao referendo à despenalização do aborto, grande vencedor em termos nacionais, foi claramente derrotado no concelho de Montalegre, tal como sucedeu em todo o distrito.
De facto, das 35 freguesias que fazem parte do concelho só em 6 houve vitória no «Sim». A saber: Cabril (103-101); Gralhas (46-26); Montalegre (350-312); Morgade (59-43); Negrões (33-15) e Paradela (58-37).
Assim, dos 15.707 eleitores inscritos, votaram no SIM 1.724 e no NÃO 2.623. Foram registados 63 votos brancos e 25 nulos. No total (ver quadros anexos), votaram 4.435 eleitores o que confere 72% de abstenção.
No distrito, o «Sim» obteve 38,11%, o «Não» 64,84% e a abstenção atingiu 64,84%.
A contrariar esta tendência surge o panorama nacional.
Os resultados oficiais contam com 59,25 por cento dos votos no «sim» e 40,75 por cento no «não». A diferença de quase 20 pontos deixa clara a opção de quem foi às urnas. Fora da decisão ficaram 56,39 por cento de eleitores que contribuíram para a abstenção.
Em Portugal continental o «sim» ganhou em 11 dos 18 distritos. O «não» venceu nos restantes nove, sobretudo no Norte do país, com excepção do Porto, e ainda nas regiões autónomas.
Houve também distritos onde todos os concelhos foram pelo «sim»: Faro, Beja, Setúbal, Évora, Lisboa e Portalegre. O mesmo aconteceu com o «não» nos distritos de: Braga, Vila Real, Bragança e a Madeira.
A maior votação do «sim» foi registada no Sul do país, no distrito de Beja com 83,90 por cento de votos. Aqui, o «não» registou 16,10 por cento de votos. Os Açores tiveram a maior percentagem de eleitores a votarem «não» com 69,05 por cento. Também na região autónoma foi registada a maior percentagem de abstenção com 70,5 por cento.
Referendo à despenalização do aborto (resultados no concelho de Montalegre)