Funcionárias da Câmara de Montalegre festejaram 'Dia Internacional da Mulher'

09 Março 2007
Efeméride foi assinalada com a realização de um almoço convívio numa unidade hoteleira da vila de Montalegre. Boa disposição foi a nota dominante.

Mulheres
Pablo Neruda

Elas sorriem quando querem gritar.
Elas cantam quando querem chorar.
Elas choram quando estão felizes.
E riem quando estão nervosas.
Elas lutam por aquilo que acreditam.
Elas levantam-se pela injustiça.
Elas não aceitam "não" como resposta quando acreditam que existe melhor solução.
Elas andam sem sapatos novos para as suas crianças poderem tê-los.
Elas vão ao medico com uma amiga assustada.
Elas amam incondicionalmente.
Elas choram quando as suas crianças adoecem e alegram-se quando as suas crianças ganham prémios.
Elas ficam contentes quando sabem de um aniversário ou de um novo casamento.

As funcionárias da Câmara Municipal de Montalegre decidiram não deixar passar em branco o "Dia Internacional da Mulher". Carimbaram o acto com a realização de um almoço-convívio num conhecido espaço hoteleiro da vila de Montalegre.
Recorde-se que o dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher. Neste dia, corria o ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica com o fim de reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, deflagrara um incêndio que resultou na morte de 130 mulheres.
Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Womens Trade Union League. Esta associação tinha como principal objectivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho. Mais tarde, em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque reivindicando o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminharam com o slogan "Pão e Rosas" onde o pão simbolizava a estabilidade económica e as rosas uma melhor qualidade de vida.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres, realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".

Funcionárias da Câmara de Montalegre festejaram "Dia Internacional da Mulher"