Verificações técnicas no Europeu de Ralicross

04 Maio 2007
Mais de 60 pilotos inscritos, repartidos pelas Divisões 1, 1A e 2. Adrenalina começa a subir...
Após mais de meio ano de paragem, o Campeonato Europeu de Rallycross está de regresso. Montalegre e o Clube Automóvel de Vila Real estreiam-se em termos de ERC prometendo oferecer boa capacidade de resposta às altas exigências que se apresentam.
O evento apresenta uma lista de mais de 60 pilotos inscritos, repartidos pelas Divisões 1, 1A e 2, sendo a Divisão 1 a "divisão rainha" que concentra a maior expectativa.

PARADA DE ESTRELAS

Nomes como Lars Larsson (Skoda Fabia WRC) que é o campeão em título, Kenneth Hansen (Citroën C4 WRC), Sverre Isachsen (Ford Focus RS), Morten Bermingrud (Citroën Xsara WRC), Michael Jernberg (Ford Focus WRC), entre muitos outros, vão discutir ao milímetro o espaço em pista.
Contudo, há outros nomes que podem surpreender a qualquer momento como são exemplo Jos Kuypers, Per Eklund, Andreas Ericsson, ou mesmo do estreante no campeonato Olivier Anne.
Aguardadas com algumas expectativas são também as prestações de Jean-Luc Pailler, que estreia um novíssimo Peugeot 207; Ludvig Hunsbedt, um ex-campeão que regressa após alguns anos de paragem, com um novo projecto assente num Volvo S40; Ole Kristian Nottveit (Ford Focus); os russos Rustam Minnihanov e Ayrat Shaymiev, ou mesmo George Tracey, que estreia um Peugeot 307 WRC.
Quanto aos pilotos portugueses, nesta Divisão contam-se sete, encabeçados pelo campeão nacional, João Tabaio.
Segue-se a Divisão 1A, destinada aos 1600c.c. de duas rodas motrizes e aqui, com a ausência do campeão de 2005 – Krysztof Groblewski – Jaroslav Kalný (Peugeot 206 S1600) e Jussi Pinomaki (Renault Clio S1600) irão seguramente estar entre os favoritos, tal como o regressado Michael De Keersmeacker (Opel Corsa S1600) que foi mesmo o vencedor da prova portuguesa do ano passado e dominou os acontecimentos nesta Divisão nas primeiras corridas, até que uma lesão num pé o afastou das corridas.
Boas exibições também são esperadas da parte dos checos Václav Veverka (Peugeot 206 S1600) e Zednek Cermák (Skoda Fabia Kit-Car) bem como de Andy Martin (VW Polo S1600) e Peter Vingoerts (Peugeot 206 S1600). Nesta categoria serão seis os portugueses a participar.
Finalmente na Divisão 2, onde alinham os 2WD até 2.0 litros preparados em Grupo N, o checo Roman Castoral (Opel Astra OPC) é um favorito natural, mas é de esperar uma forte oposição por parte de nomes como Tomas Kotek (Honda Civic Type-R) Marcel Snoeijers (Renault Clio RS), Adam Kozak (Renault Clio RS) e Frank Valle (Opel Astra OPC). Sete é o número de pilotos portugueses envolvidos nesta categoria.

Verificações técnicas no Europeu de Ralicross