Montalegre é 2.º no ranking nacional

18 Agosto 2017
Acaba de ser tornado público o anuário financeiro dos municípios portugueses onde Montalegre aparece em lugar de honra. O relatório dá conta da saúde económica e financeira da autarquia barrosã com um notável segundo lugar no maior equilíbrio orçamental do país. Uma notícia de enorme reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo atual executivo camarário. O presidente da Câmara fala em «gestão rigorosa e qualificada onde todos – executivo e funcionários – se empenharam e deram o seu melhor». Orlando Alves não esconde a «imensa vaidade e satisfação» por ver tão bem posicionado o município de Montalegre.
O denominado Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, referente a 2016, acaba de mostrar o trabalho de excelência que tem sido efetuado no executivo municipal de Montalegre. Trata-se de um criterioso trabalho - apoiado pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) - elaborado por reputados professores e técnicos da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e com a participação do Tribunal de Contas e do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

NÚMEROS ESCLARECEDORES

Para além do já citado segundo lugar nacional, em matéria de equilíbrio orçamental, o município de Montalegre conquistou outras honrosas posições, num universo de 308 autarquias. A saber: segundo lugar na pontuação global do distrito de Vila Real; 15ª posição no conjunto dos municípios que pagam a tempo e horas; 25º lugar no conjunto dos municípios com menos volume de juros e encargos pagos em 2016; 28º posto no conjunto dos 100 municípios de pequena dimensão; 43º lugar dos municípios com melhor índice de dívida total; 53º para a melhor eficiência financeira e 87º lugar no conjunto dos municípios com grau de execução de receita superior à despesa.

A RETER308 Municípios | 2016

2.º lugar | Equilíbrio orçamental
2.º lugar | Pontuação global no distrito
15.º lugar | Municípios que pagam a tempo e horas
25.º lugar | Municípios com menos volume de juros e encargos
28.º lugar | Conjunto dos 100 municípios de pequena dimensão
43.º lugar | Municípios com melhor índice de dívida total
53.º lugar | Municípios com melhor eficiência financeira
87.º lugar | Municípios com grau de execução de receita superior à despesa

ANUÁRIO

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2016, divulgado na página da internet da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), apresenta uma análise económica e financeira das contas dos municípios relativas ao exercício económicos do ano transato. O estudo analisa as contas da totalidade das autarquias (308), de 174 empresas municipais (de um total de 176), e da totalidade dos serviços municipalizados (25). O Anuário, que completa a sua 13ª edição, tem desde o primeiro número o apoio da OCC, para além de uma estreita colaboração com o Tribunal de Contas, o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e a Universidade do Minho. A investigação, coordenada por João Carvalho, presidente do colégio de especialidade de contabilidade pública da OCC, conta ainda com a colaboração dos académicos, Maria José Fernandes, Pedro Camões e Susana Jorge.
Montalegre é 2.º no ranking nacional