Sessão cultural consagra Miguel Torga

11 Novembro 2007
Apresentados dois livros cuja abordagem girou em torno do escritor transmontano Miguel Torga. Tudo isto no ano em que se comemora o primeiro centenário do seu nascimento.
Foi um serão cultural profundamente enraízado nas extraordinárias vivências que Miguel Torga deixou no Barroso. Perante um salão nobre da Câmara Municipal de Montalegre bem preenchido, a plateia teve ensejo de assistir à apresentação de dois livros sobre Torga. O primeiro intitulado "Entre quem é! - Tradições de Trás-os-Montes e Alto Douro no diário de Miguel Torga", da autoria de Maria da Assunção Morais e o segundo, editada pelos Municípios de Montalegre e Boticas, que fala do roteiro torguiano.
Aliás, Fernando Rodrigues, Presidente do Município de Montalegre, declarou que, muito brevemente, todas as passagens de Torga pelo concelho vão ser sinalizadas com placas alusivas ao mestre da escrita e que os livros irão ser entregues «em primeiro lugar aos alunos do ensino secundário para que os professores não se esqueçam de falar deste magnífico escritor».
Relativamente à outra obra, a autora, natural de Chaves, não escondeu o fascínio que nutre pelo Barroso a ponto de apelar aos presentes para não deixarem morrer as características singulares do que é ser barrosão.
Presentes na mesa estiveram, para além do Presidente da Câmara de Montalegre e da autora, duas figuras ilustres do concelho: Barroso da Fonte (coordenador do projecto do livro "Roteiro Torguiano por Terras de Barroso) e o Padre Fontes que apresentou a obra de Maria da Assunção Morais.

Sessão cultural consagra Miguel Torga