Venda Nova | Concurso Pecuário 2009

30 Junho 2009

Concurso pecuário da Venda Nova foi dominado, uma vez mais, pelos bois que viajaram da região do Minho. Uns autênticos "papa concursos" que provam a vaidade e orgulho dos agricultores minhotos. Do concelho de Montalegre nenhum boi apareceu a concurso, facto que desgostou a organização.

A poucos quilómetros da Venda Nova está situado o solar da raça barrosã (Salto), facto que adensa, ainda mais, o desgosto da organização de mais um concurso pecuário da Venda Nova que não viu nenhum boi do concelho de Montalegre a concurso.
Com efeito, dos 34 bois que estiveram sujeitos a avaliação do juri, nenhum era do município de Montalegre. Excelentes exemplares sim mas de localidades como Fafe, Cabeceiras de Basto, Vieira do Minho e Guimarães.

«BARROSÃO É AVESSO
A CUMPRIR COM A LEI»

Este amargo de boca foi comentado, nestes termos, pelo veterinário municipal: «tudo que exija burocracia, o mínimo que seja, o barrosão é avesso. Cumprir lei não é com ele. É avesso a cumprir regulamentos, mesmo que sejam para defesa do seu próprio interesse». Sem se deter Domingos Moura reforçou: «só para se ter uma ideia anotem isto: desde o passado dia 26 de Fevereiro que não vai nenhuma cabeça de gado à feira de Montalegre. Não se compreende como isto acontece...».

«TEMOS QUE REPENSAR
SE VALE A PENA CONTINUAR»

Quem também não escondeu a desilusão pelo facto de nenhum boi do concelho se apresentar a concurso foi Orlando Alves, vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre: «é desanimador assistir à morte dos concursos pecuários no concelho. Tivemos aqui excelentes exemplares mas são todos do Minho. Não se compreende como é possível que nenhum boi deste concelho esteja presente. Nós, como organização, temos que repensar se vale a pena continuar a apostar num evento que foi uma referência no país, onde durante muitos anos os barrosões tinham vaidade e arrecadavam os principais prémios».
Bois do Minho dominam na Venda Nova