'Loja Eco' do Ecomuseu premiada

11 Fevereiro 2011
A "Loja Eco" do Ecomuseu de Barroso, Montalegre, foi distinguida como uma iniciativa meritória no empreendedorismo social. O prémio foi promovido pelo Instituto de Empreendedorismo Social (IES), em parceria com o Governo Civil de Vila Real, Fundação EDP e as câmaras municipais de Alijó, Boticas, Mondim de Basto, Montalegre, Murça, Ribeira de Pena e Sabrosa.
O Ecomuseu de Barroso volta a arrecadar mais um prémio. Desta feita, através da Loja Eco (valorização da identidade local através do apoio à comercialização da produção dos artesãos regionais; Ecomuseu do Barroso, Montalegre). A distinção aconteceu por estes dias numa iniciativa do Instituto de Empreendedorismo Social (IES), em parceria com o Governo Civil de Vila Real, Fundação EDP e as autarquias de Alijó, Boticas, Mondim de Basto, Montalegre, Murça, Ribeira de Pena e Sabrosa.

RECOLHA
ABRANGENTE

O IES partiu à procura de iniciativas que promovem maior bem-estar social no distrito de Vila Real. Com a colaboração de docentes da UCP, ISCTE, Universidade de Lancaster e INSEAD, foi aplicada a metodologia pioneira ES+ de identificação de projectos inovadores na resolução de problemas sociais e ambientais, com elevado potencial de transformação social e escalabilidade.
A apresentação pública de resultados do ES+ Vila Real decorreu no Auditório das Geociências da UTAD, em Vila Real, contou com a presença de 45 pessoas incluindo representação da Fundação EDP, UTAD, das diferentes Autarquias e de organizações dos sectores público, privado e social. No final da sessão, o IES e a UTAD assinaram um protocolo de colaboração futura nas áreas da investigação e formação com o objectivo de dar continuidade ao trabalho realizado.
Para Miguel Alves Martins, director executivo do IES, «foi uma oportunidade de reconhecer boas ideias, boas iniciativas e óptimos resultados. Foi um momento de celebração».
Este evento marca a consolidação de uma estratégia de apoio e desenvolvimento do empreendedorismo social em Portugal que começou no município de Cascais no ano passado e serve para apresentar e homenagear publicamente 5 iniciativas de empreendedorismo social em Vila Real (5 ES+) e 3 iniciativas de empreendedorismo de desenvolvimento local.

5 INICIATIVAS DE
EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Oficina Agrícola (promoção da autonomia de pessoas com deficiência através da actividade agrícola de uma forma continuada; CADAT – Centro de Apoio a Deficientes do Alto Tâmega, Boticas);
Equipa de Atletismo (motivação e acompanhamento pessoal de crianças através da prática de atletismo; Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação de Sabrosa, Sabrosa);
Apoio Social (aproveitamento e realocação de equipamento médico especializado através de um sistema de empréstimo; Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação de Sabrosa, Sabrosa);
Bolsa de Voluntariado (envolvimento da comunidade e sensibilização ambiental através da prática de voluntariado; Parque Natural do Alvão, Mondim de Basto);

3 INICIATIVAS DE
EMPREENDEDORISMO LOCAL

Enoteca Douro (museu interactivo alusivo à história e cultura da vinha e do vinho na região do Alto Douro, Alijó);
MSS Douro Wine & Gourmet Products (aproveitamento de forte história familiar e produção diversificada de vinho, Murça);
Pena Aventura Park (parque de Actividades Lúdicas e de Desportos Aventura destinado a todo o tipo de pessoas que gostam de praticar actividades em contacto com a natureza, Ribeira de Pena).

EMPREENDEDORISMO SOCIAL
DO QUE SE TRATA?

Está provado que é essencial envolver e capacitar as comunidades locais para a resolução efectiva de problemas locais e para o seu desenvolvimento integral e contínuo. O empreendedorismo social adapta ferramentas de gestão para, através de empreendedores com uma forte missão social, satisfazer necessidades concretas das comunidades, procurando inovação, sustentabilidade, impacto e replicabilidade.

EMPREENDEDORISMO SOCIAL - IES

O Instituto de Empreendedorismo Social tem como missão trabalhar com organizações e indivíduos excepcionais e determinados para identificar, apoiar, promover e relacionar iniciativas inspirando e potenciando para um mundo melhor. Trata-se de uma projecto inovador, ambicioso, focado numa missão social, que pretende a partir do conhecimento local ter um elevado impacto ao nível global.
O IES conta com a parceria do INSEAD (Social Entrepreneurship Initiative), e da Câmara Municipal de Cascais. Tem como associados organizações como a Fundação EDP, Fundação BMW, Santander Totta, Ideiateca Consultores, Abreu Advogados, Águas de Portugal, a Associação de Antigos Alunos do INSEAD em Portugal, Redworks, Once Upon a Brand e Accenture.
"Loja Eco" do Ecomuseu premiada