'XIII Encontros de Basto e Barroso' - Abertura

07 Maio 2010
Pela primeira vez Montalegre recebeu a abertura dos Encontros de Basto e Barroso, evento que vai da 13.ª edição organizado pelo Centro de Formação de Basto, Agrupamento de Escolas do Baixo Barroso e Município de Montalegre - Biblioteca Municipal. Uma iniciativa, com várias actividades, que se estende até ao próximo dia 9 de Junho. A sessão solene aconteceu no Auditório Municipal com várias figuras ligadas à educação e desporto.
Estão abertos os "XIII Encontros de Basto e Barroso", evento que acolhe Montalegre pela primeira vez. A cerimónia solene de abertura teve lugar no Auditório Municipal com casa cheia. Destaque para os muitos alunos presentes dos vários concelhos que fazem parte da área educativa deste encontro.
Falamos de um certame organizado pelo Centro de Formação de Basto, Agrupamento de Escolas do Baixo Barroso e Município de Montalegre - Biblioteca Municipal.
O dia iniciou-se com os denominados "Encontros Desportivos – 2º/3º Ciclos e Secundário" onde vários alunos, no pavilhão desportivo de Montalegre e no pavilhão da Escola Secundária Dr. Bento da Cruz, também em Montalegre, disputaram jogos o mesmo irá suceder a 12 de Maio, agora reservado para os alunos do 1.º Ciclo.

PRESIDENTE ELOGIA
PLANO TECNOLÓGICO

Na sessão solene de abertura da XIIIª Edição dos Encontros de Educação de Basto e Barroso, o Presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Fernando Rodrigues, teceu rasgados elogios ao Plano Tecnológico posto em prática pelo actual Governo dando, no entender do autarca, outro impulso cultural à formação dos alunos diminuindo as assimetrias existentes no país. No mesmo diapasão alinhou António Leite, Director Regional de Educação do Norte, que aproveitou a ocasião para pedir empenho aos alunos indo, dessa forma, ao encontro das expectativas e investimento levado a cabo pelo actual executivo.
Na sala também estiveram presentes Stela Monteiro, vereadora da edilidade de Cabeceiras de Basto e João Luís Pereira em nome da Comissão Pedagógica do C F. Basto.

VÁRIOS PROJECTOS
ATÉ 9 DE JUNHO

Este encontro estende-se até ao próximo 9 de Junho, feriado municipal de Montalegre. Até lá, entre outras considerações, será abordada «a temática do Plano Tecnológico da Educação, debatendo-se as questões inerentes da formação e da sua utilização em segurança, convocando todos os diversos intervenientes, investigadores, além de decisores públicos, educacionais e empresariais, na qualidade de actores diversificados e implicados, por considerarmos fundamental esta discussão».
Ao todo são cerca de mil alunos em são convívio e competindo nas modalidades de Voleibol, Futebol de 5 e Ténis de Mesa.

GLÓRIAS DO FC PORTO
PRESENTES

Quem não passou despercebido, no Auditório Municipal de Montalegre, foi um grupo de ex-jogadores do F. C. Porto, entre eles Fernando Gomes e António Frasco. Dois nomes de referência do mundo do futebol que marcaram presença nesta jornada onde educação e desporto estiveram de mão dadas.

OBJECTIVOS

• Promover a qualidade do ensino e da aprendizagem através da (in)formação e valorização profissional dos docentes e outros agentes educativos;
• Promover o intercâmbio entre várias escolas/Agrupamentos de Basto e Barroso e da Região Norte;
• Contribuir de forma relevante para o processo de exploração vocacional e de procura de informação no domínio escolar e profissional;
• Promover o sucesso educativo dos alunos das comunidades educativas envolvidas.

PROGRAMA (Provisório)

Terça-feira 1 de Junho

10H00 - Demonstração de meios – GNR Vila Real: cinotecnia; manutenção da ordem; EPNA, EPF; BTT e patrulha a cavalo junto ao Pavilhão Multiusos de Montalegre
14H30 - Abertura oficial da XIIIª Feira das Profissões, de Ideias e Projectos