II Corrida Solidária em Montalegre

19 Maio 2010
Centenas de alunos do agrupamento de escolas de Montalegre, acompanhados por professores, animadores, auxiliares e encarregados de educação, percorreram algumas ruas de Montalegre em prol de valores solidários. A marcha da "II Corrida Solidária" juntou perto de 1000 pessoas.
Miúdos e graúdos marcharam pelas ruas de Montalegre na "II Corrida Solidária", iniciativa inédita que percorreu o Barroso numa acção levada a cabo pelo agrupamento de escolas de Montalegre. O apelo reuniu a esmagadora maioria dos alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino da vila bem como alguns encarregados de educação, auxiliares e professores.

CORDÃO HUMANO

Foi de uma beleza rara observar a mancha branca que, por breves minutos, fez parar o trânsito na vila de Montalegre. Um périplo percorrido por entre sorrisos e abraços que despertou a curiosidade de todos.
Sílvia Martins, coordenadora do PES (Programa de Educação para a Saúde), programa que fomentou esta iniciativa, manifestou agrado com a adesão apesar das canseiras na organização: «valeu a pena tudo isto apesar de ter sido muito cansativo. Não é fácil organizar uma coisa destas nesta altura devido à aproximação do fecho do ano lectivo. Os professores não gostam de abdicar das aulas o que é compreensível».
Também satisfeito esteve Orlando Alves, vice-presidente do município de Montalegre, que aproveitou para destacar os valores que são defendidos por esta acção: «é muito reconfortante ver tantos jovens em volta de um importante valor como é a solidariedade. Hoje por eles, amanhã por nós».
Em Montalegre, segundo dados recolhidos, foram angariados cerca de 500 euros. A proposta seria que cada aluno teria que procurar, junto de amigos e/ou familiares, por exemplo, 1€ por cada quilómetro percorrido.

CORRIDA SOLIDÁRIA: O QUE É?

A Corrida Solidária é uma proposta de Médicos do Mundo para fomentar a consciência sobre a solidariedade entre os mais jovens, a favor da educação para o desenvolvimento e da saúde.
Consiste em organizar uma corrida, com cada escola participante, que irá permitir:
- Sensibilizar crianças e toda a comunidade educativa para a necessidade de praticarem uma vida saudável, através de uma alimentação equilibrada e do exercício físico;
- Reflectir sobre as condições de vida e sobre a problemática social dos países em desenvolvimento;
- Demonstrar aos alunos de várias idades, a importância da sua participação e capacidade para mudar situações de injustiça mundial;
- Angariar fundos para apoiar um projecto humanitário em Timor-Leste e outros em Portugal.

PARA ONDE VAI
O DINHEIRO?

Metade dos fundos angariados servirão para apoiar o projecto em Timor-Leste, "Comunidade Saudável", cujas áreas de intervenção são a saúde materno-infantil e a nutrição. Este projecto abrange toda a comunidade do distrito de Lautem, cerca de 59.000 pessoas, sendo os principais beneficiários as crianças menores de 5 anos de idade, as mulheres grávidas e as mães que vivem nas regiões mais remotas e com dificuldades de acesso a serviços de saúde de qualidade.
O objectivo será a constituição e funcionamento de 2 Unidades Móveis (UM) no Distrito de Lautem e no Distrito de Viqueque. Uma das UM dará apoio à implementação do Programa SISCa (Serviço Integrado de Saúde Comunitária) enquanto a segunda será destinada a suportar os Programas de Imunização e Nutrição em aldeias sem acesso a cuidados de saúde.
Por outro lado, os restantes 50% da angariação do projecto, serão aplicados às necessidades dos projectos nacionais de Médicos do Mundo,
também no trabalho junto de crianças e jovens, com o objectivo de adquirir uma carrinha/consultório/ludoteca móvel, totalmente equipada e adaptada para a promoção da saúde, junto de crianças e jovens, sobre várias questões nutricionais, doenças sexualmente transmissíveis e VIH/Sida.
II Corrida Solidária em Montalegre