Sexta-feira 13 promovida em Santiago de Compostela

04 Agosto 2010
Uma das zonas mais turísticas da Europa, Santiago de Compostela, Espanha, passou a conhecer, em rigor, as características da Sexta-feira 13/Noite das Bruxas, evento que Montalegre promove, de novo, no próximo dia 13. Um palco que recebeu muito bem o que se disse e que promete dar um outro "feitiço" às mais de 30 mil pessoas que são esperadas na capital do Barroso.
Foi no coração da Galiza que a Câmara Municipal de Montalegre decidiu promover a próxima Sexta-feira 13/Noite das Bruxas, evento que Montalegre realiza dia 13 deste mês. Junto à majestosa catedral de Santiago de Compostela, o staff autárquico montou, na Loja de Turismo da cidade, um aparato que não passou despercebido aos milhares de turistas que passearam pelas ruas de Santiago.
Uma verdadeira operação charme que, por certo, irá engordar as contas da organização que prevê que no próximo dia 13 Montalegre seja invadida por mais de 30 mil pessoas.

«NÓS SOMOS IRMÃOS»

No uso da palavra, o presidente da Câmara Municipal de Montalegre começou por justificar o porquê desta acção de promoção na vizinha Espanha: «a nossa região é muito semelhante à Galiza. Nós somos irmãos, com muitas relações, desde os tempos do contrabando, da emigração clandestina, da enorme solidariedade da gente da raia com os refugiados da Guerra Civil de Espanha onde muitos deles foram acolhidos em Barroso. Por via disso, há relações culturais, históricas, comerciais e até de familia. Hoje somos também unidos pela vossa queimada galega. O seu a seu dono. De facto, o grande motivo da ida a Montalegre é esta queimada».

«VAMOS TER UMA
NOITE MÁGICA!»

Acompanhado por várias figuras do concelho e da região, Fernando Rodrigues garantiu que o espectáculo do próximo dia 13 vai ultrapassar todas as expectativas: «vamos ter uma noite mágica! Uma noite mágica que começa no dia com mais de 300 figurantes profissionais que irão fazer a animação na vila e nos bares. Á noite, a ceia, nos mais de 50 restaurantes da vila e das zonas limítrofes, também será animada. Quem for cear aos restaurantes terá decoração alusiva à data e depois a Câmara Municipal complementa com a animação. Vamos fazer grandes surpresas!».
No acrescento, o líder da autarquia de Montalegre afirmou: «quero dizer-vos que as 30 mil pessoas que contamos ter, todas elas fazem parte do espectáculo, participam activamente em tudo que irá ser feito porque cantam, dançam, vestem-se a rigor...temos no local ou venda de roupa ou maquilhagem para toda a gente ficar envolvida».

«PADRE FONTES
É UMA LEGENDA»

Sempre em improviso, Fernando Rodrigues sublinhou o peso da figura do Padre Fontes como motor de crescimento da Sexta-feira 13 de Montalegre: «vai ser um grande espectáculo! Não só em palco, com os 300 actores, mas também um espectáculo de luz, som e de fogo de artifício fora do normal. Muita gente já classificou este espectáculo dos melhores de rua que se fazem em Portugal. Isto deve-se, por um lado, à figura mítica do Padre Fontes. É uma legenda. É o atractivo principal desta festa porque o ponto mais forte do espectáculo é quando o Padre Fontes sobe ao palco para fazer o esconjuro da queimada. É o delírio completo. Foi ele que inventou isto. Começou como uma brincadeira nos restaurantes e que foi profissionalizada pela Câmara de Montalegre».

«30 MIL PESSOAS
TODAS IGUAIS»

A finalizar o discurso, o autarca voltou a vincar as características do evento ao mesmo tempo que lançou um repto para todos comparecerem na capital do misticismo: «é uma noite única onde as 30 mil pessoas são todas iguais, com o mesmo sentimento, onde todos estão bem dispostos, com alegria, onde se deixam os problemas para trás e onde se vive uma noite completamente única. Por tudo isto, espero que Montalegre tenha uma grande enchente».

QUEIMADA NAS RUAS

De Montalegre viajou uma comitiva significativa que deu um outro impulso à cerimónia. O presidente Fernando Rodrigues fez-se acompanhar do vice-presidente e também de outros nomes com peso institucional na região. Antes, partiu bem cedo, uma carrinha com funcionários da autarquia que elaboraram a decoração da sala e todo o pormenor de apresentação da cerimónia. Ao principio da tarde viajou também uma camioneta com algumas pessoas do concelho, pessoal da animação e comunicação social.
Referir que enquanto decorreu a sessão de apresentação do evento, no interior da Loja de Turismo, uma equipa de animadores fazia as delícias dos turistas, no exterior do espaço, com vários "ensaios" de bruxas e com a exibição da queimada.
No final foi servido um lanche-convívio com as iguarias da terra regadas pelo vinho Sexta-feira 13 recentemente apresentado no núcleo sede do Ecomuseu de Barroso.
Sexta-feira 13 promovida em Santiago de Compostela