Sexta13 - Noite de magia em Montalegre

13 Agosto 2010
Montalegre recebe hoje um dos maiores espectáculos culturais de sempre. Falamos da célebre Sexta-feira 13/Noite das Bruxas, este ano com o condão da efeméride acontecer no mês dos emigrantes. Um facto que promete grande alarido em volta do Castelo de Montalegre. Na calha um espectáculo com mais de 300 figurantes profissionais, actores, bailarinos e músicos num cenário medieval que deve seduzir mais de 30 mil pessoas.
Com a hotelaria esgotada há muito tempo, não só em Montalegre como nos concelhos vizinhos, esta Sexta-feira 13 perfila-se como um acontecimento que irá marcar a região e o país. Uma aposta da Câmara Municipal de Montalegre que nos últimos anos lhe conferiu rigor e profissionalismo numa organização que já movimenta muita gente e que é responsável por uma facturação a não desprezar.
Fernando Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Montalegre, já afirmou publicamente que estamos perante «uma noite única onde as 30 mil pessoas são todas iguais, espectadores e figurantes, com o mesmo sentimento, onde todos estão bem dispostos, com alegria, onde se deixam os problemas para trás e onde se vive uma noite completamente única».

MIL LITROS DE QUEIMADA
ESCONJURADA PELO PADRE FONTES

Durante a tarde está prevista muita animação nas ruas de Montalegre com mais de 300 figurantes em acção permanente envolvendo a população e os visitantes que também aparecem vestidos e caracterizados a condizer.
Pelas 20 horas, os restaurantes, decorados a rigor, servem o jantar endiabrado a 13 convivas em cada mesa. Ao longo do evento estão preparadas surpresas com bruxas, bruxedos e bruxarias.
Porém, o ponto alto está reservado para a noite. Depois daquele que já foi classificado como o maior e melhor espectáculo de rua de Portugal, com o Castelo de contra-cenário ao palco, cheio de luz e a debitar som para toda a vila, vem a queimada. E o delírio toma conta do "Mundo" quando o Padre Fontes sobe ao palco e faz o esconjuro da queimada, uma oferta da Câmara Municipal de Montalegre aos participantes...nada mais, nada menos que 1000 litros de um saboroso licor quente que provoca boa disposição para toda a noite e até à próxima sexta 13.

CENÁRIO
MEDIEVAL

O espectáculo da Sexta-feira 13 narra a história de um grupo de cómicos medievais que chegaram às portas de Montalegre à procura do elixir da Alegria. Recebidos por duendes, diabos, bruxas e outras assombrações, passam uma louca aventura até chegarem ao Castelo. A representação da Sexta-feira 13 integra a maioria dos elementos das Oficinas do Centro de Estudos de Barroso - Teatro e Tradições que realizam o espectáculo em conjunto com actores profissionais, bailarinas e músicos, num total de cerca de 300 elementos, com criação e encenação de Moncho Rodrigues.
Este evento tem atingido níveis de adesão surpreendentes: na última festa cerca de 30 000 pessoas, que assumem Montalegre como local de realização dos sonhos do simbólico e exotérico.

HISTÓRIA

João Pabuloso decide vestir-se de diabo na Sexta-feira 13 e pregar uma partida à sua comadre Maria das Cabritas, roubando-lhe uma cabra. Para se vingar, Maria invoca as almas penadas e as assombrações do mundo, assustando João. Perseguido por ninfas, demónios do ar e espíritos, João é confundido com o Assombrado das Mil cabeças e os Chefes dos demónios decidem sacrificá-lo. Mas eis que um ser místico aparece para defender João, contudo, as assombrações do mundo continuam a atormentá-lo, algo que só terá fim quando encontrarem o elixir mágico, guardado há muito por um invulgar Padre Bruxo... figura rara e mística que só poderá ser vislumbrada nas assombrosas sextas-feiras 13 em Montalegre.
Sexta13 - Noite de magia em Montalegre