Montalegre | 'Feira do Prémio' 2010

12 Agosto 2010

Montalegre voltou a viver mais uma jornada cultural de enorme tradição. Falamos do Concurso Pecuário da Raça Barrosã promovido pela Câmara Municipal. Mais de 60 exemplares de «alta qualidade» com muito público a assistir.

O júri de classificação não teve dúvidas em afirmar, no final do evento, que o Concurso Pecuário da Raça Barrosã de Montalegre deste ano «foi um dos melhores dos últimos anos». Com muito público a observar em redor do local de exibição dos animais, a Feira do Prémio, promovida pela Câmara Municipal de Montalegre, mostrou belos exemplares oriundos, na esmagadora maioria, do Minho. Um autêntico desfile de carne que deliciou os olhares dos barrosões numa jornada muito participada dado os muitos emigrantes presentes nesta altura do ano.

«DEMONSTRAÇÃO
DA "BARROSANIDADE"»

Para Orlando Alves, vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre, estivemos perante «uma grande demonstração da "barrosanidade" aqui reflectida num concurso pecuário que apela ao sentido e aos valores da terra». O autarca não escondeu a satisfação com o que viu e ouviu: «vimos aqui um mostruário excelente que deixou toda a gente muito satisfeita particularmente os elementos do júri. Eles têm constatado que tem havido progressos de ano para ano com melhorias significativas na qualidade e categoria dos animais que aqui são apresentados. Isto deixa-nos extraordinariamente contentes porque a razão de ser destes concursos, a razão de ser do apoio que a Câmara de Montalegre dá ao Campeonato de Chegas de Bois, tudo isto serve para que os barrosões tenham consciência que estamos perante um pedaço notável do nosso património». Segundo o também vereador da cultura do município de Montalegre «temos que defender o gado barrosão com o mesmo afinco que defendemos o Castelo e todas as outras coisas que são muito nossas e que apelam à nossa elevação enquanto povo».

«FESTA MUITO BONITA»

Também Domingos Moura, veterinário municipal de Montalegre, corroborou com a excelência do evento: «constatei que foi um concurso muito mais participado. Fico contente com o facto dos produtores do concelho de Montalegre terem aderido mais que nos anos anteriores. A qualidade do gado é sempre boa. Foi uma festa muito bonita que toda a gente gostou de presenciar. Muito público, com muita educação e aprumo e, felizmente, sem incidentes como o que ocorreu no ano passado».

«PARABÉNS À CÂMARA»

No mesmo pensamento alinhou José Leite, um nome conhecido nos concursos pecuários de Montalegre. Apresenta já um score de 30 concursos o que significa que há 30 anos que acompanha o que se passa no Barroso: «posso dizer que este ano foi muito provavelmente um dos melhores concursos dos últimos anos quer no que diga respeito à qualidade dos animais, do melhor que há na raça barrosã, quer a nível da participação. Quero aqui deixar os meus parabéns à organização, principalmente à Câmara Municipal de Montalegre, que tem feito um trabalho notável na defesa dos interesses dos agricultores. Valeu a pena. Foi o melhor concurso que fiz este ano nos 50 concursos que nós fazemos anualmente».
PRÉMIOS (produtores vencedores)

Bois (depois dos 3 anos)
1.º José Ribeiro, Guimarães
2.º Carlos Cunha, Fafe