Passar para o Conteúdo Principal Top
Câmara Municipal de Montalegre
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

XX Feira Fumeiro apresentada em Braga

21 Janeiro 2011
Depois de ter sido divulgada publicamente no Porto, a XX Feira do Fumeiro de Montalegre foi explicada na Casa de Trás-os-Montes de Braga. Uma sessão que voltou a ter no vice-presidente do município, Orlando Alves, a voz de uma terra orgulhosa num evento que guindou o nome de Montalegre para os quatro cantos do Mundo.
Está cumprido o roteiro de mostra pública da XX Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso, cartaz que estará em exibição, no Pavilhão Multiusos de Montalegre, de 27 a 30 deste mês.
Tal como sucedeu no Porto, também em Braga foi muito concorrida a conferência de imprensa, com muitos jornalistas dos mais diversos órgãos de comunicação social.
 
ABRAÇO SOLIDÁRIO
 
O vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre, entidade promotora da Feira do Fumeiro, de parceria com a Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã, voltou a enaltecer o papel decisivo que a comunicação social tem dado para o fomento do certame. Só assim, referiu Orlando Alves, é possível que haja um «abraço de solidariedade da urbe com o mundo rural».
Na palestra, o autarca aproveitou para vincar a grande vitória que a organização conseguiu ao garantir o total licenciamento da cerca de meia centena de produtores que irão marcar lugar na XX Feira do Fumeiro. O facto foi declarado como a grande novidade da feira. Um trunfo que dá uma grande almofada à câmara em matéria de legalidade ao mesmo tempo que projecta o horizonte dos produtores como fez questão de frisar Orlando Alves: «a melhor forma de celebrar os 20 anos foi conseguir a legalização de todos os nossos produtores. Todos eles, sem excepção, passam a ter um registo da sua actividade com a unidade de produção também legalizada».
 
«CEREJA EM
CIMA DO BOLO»
 
Sempre com um discurso seguro, o edil destacou: «com esta legalização, com todo este processo concluído, todos os produtores da Feira do Fumeiro de Montalegre podem vender os seus produtos para todo o espaço da União Europeia. Ora isto é uma mais valia que tem que ser dita. Foi, como se costuma dizer, por a cereja em cima do bolo». Com este novo figurino legal, a Feira do Fumeiro passa mais uma barreira na linha da excelência.
Recorde-se que estamos a falar de um evento que ao longo dos quatro dias, entre o que é comercializado dentro e fora do pavilhão multiusos, movimenta um negócio que ultrapassa os cinco milhões de euros de facturação.
 
DADOS A RETER

Para esta XX Feira do Fumeiro de Montalegre há que reter:

1. O registo de todos os produtores na Actividade Produtiva Local e consequente atribuição do número de exploração que lhes permite comercializar em todo o espaço da União Europeia.
2. A inscrição e participação de 119 produtores com:

- 758 presuntos
- 436 pás
- 733 pernis
- 1.619 pés
- 456 queixadas
- 484 cabeças
- 442 peitos
- 796 barrigas
- 7.115 kg de chouriças de carne
- 3.997 kg de salpicão
- 8.345 kg de alheiras
- 2.780 kg de chouriços de abóbora
- 3.080 kg de sangueiras
- 1.493 kg de farinheiras
- 2.160 bicas de carne
- 500 folares
- Pão centeio
- Mel de Barroso
- Chás e licores de Vilar de Perdizes

3.
A participação dos restaurantes do concelho com um variado e qualificado cardápio com ementas ou pratos feitos à volta das iguarias que o porco doméstico dá e onde o famoso cozido à Barrosã impera.
4. Animação popular variada e contínua no interior do pavilhão e tascas circundantes.

 
SPOT/HINO OFICIAL DA 20ª FEIRA DO FUMEIRO

 

 

XX Feira Fumeiro apresentada em Braga
XX Feira Fumeiro apresentada em Braga
XX Feira Fumeiro apresentada em Braga
XX Feira Fumeiro apresentada em Braga
XX Feira Fumeiro apresentada em Braga
XX Feira Fumeiro apresentada em Braga
XX Feira Fumeiro apresentada em Braga
XX Feira Fumeiro apresentada em Braga