2 milhões na urbanidade de Montalegre

08 Fevereiro 2011
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) lançou um concurso para a regeneração urbana de sedes de concelho. A Câmara Municipal de Montalegre apresentou uma candidatura que foi aprovada com um investimento de 1.807.104,32 euros, 75% dos quais com financiamento comunitário à luz do “ON.2 – O Novo Norte” (Programa Operacional Regional do Norte).
O conjunto de obras integradas na regeneração urbana de Montalegre, avaliado em cerca de 2 milhões de euros, iniciou-se há já algum tempo mas agora tomou um ritmo elevado para que não haja grandes atropelos nas ruas da vila de Montalegre. A conclusão dos trabalhos está prevista para fins deste ano.
É objectivo deste programa, "Regeneração Urbana de Sedes de Concelho", recuperar zonas degradadas nas sedes do concelho de forma a regenerar o seu tecido urbano, beneficiar as infra-estruturas e os equipamentos e, com isso, criar atractividade e melhores condições de vida aos cidadãos
A autarquia de Montalegre conseguiu fazer aprovar a sua candidatura e com isso permitir modernizar alguns espaços da vila tornando-a mais sedutora.
Deste projecto constam as seguintes obras:

BENEFICIAÇÃO DE ARRUAMENTOS DIVERSOS NA VILA DE MONTALEGRE

Beneficiação da Rua da Lama do Moinho - fornecimento e assentamento de lancis, beneficiação de passeios.
- Infra-Estruturas de Telecomunicações

Beneficiação da Avenida D. Nuno Álvares Pereira (Troço entre a Rotunda do Soldado e a Rotunda do Largo da Pipela) - alargamento com criação de áreas de estacionamento; reforço do pavimento e beneficiação de passeios.

Beneficiação da Marginal do Cávado (Troço entre a Rotunda do Monumento às Chegas de Bois e à Rotunda do Soldado) - beneficiação de passeios.

Beneficiação da Praça de França - reforço de pavimento e beneficiação de passeios.

Beneficiação da Rua do Senhor da Piedade - construção de passeios e beneficiação do largo do forno.
- Infra-Estruturas de Electricidade

Beneficiação da Rua do Açougue - beneficiação de pavimentos e da rede de drenagem de águas pluviais.

Beneficiação do Bairro Albino Fidalgo - beneficiação de passeios e criação de área relvada com sistema de rega automática no fundo do bairro.

MARGINAL DO CÁVADO

Beneficiação da Marginal do Cávado e Zona Envolvente - arranjo urbanístico da área da antiga ETAR; construção de passeios e rede de drenagem de águas residuais no troço entre a "rotunda da antiga ETAR" com a "rotunda do Ecomarché"; construção de gradeamento de protecção sobre o muro da margem esquerda do rio.

BENEFICIAÇÃO DE ARRUAMENTOS NA ÁREA DO LOTEAMENTO DA CORUJEIRA

Beneficiação da Rua Miguel Torga e Travessa Miguel Torga - beneficiação de passeios, melhoramento do "campo de jogo".
- Infra-Estruturas de Electricidade (substituição de postes de iluminação)
- Infra-Estruturas de Telecomunicações (substituição da rede aérea pela rede subterrânea)

Beneficiação da Rua António Sérgio - beneficiação de passeios, melhoramento do "campo de jogo".
- Infra-Estruturas de Electricidade (substituição de postes de iluminação)

Beneficiação da Rua General Humberto Delgado - beneficiação de passeios, substituição da rede de águas.

BENEFICIAÇÃO DO LOTEAMENTO DA VEIGA

Arruamentos do Loteamento da Veiga - beneficiação das faixas de rodagem com reforço de pavimento e beneficiação de passeios.

ARRUAMENTOS DE ACESSO ÀS ÁREAS ESCOLARES E À PISCINA MUNICIPAL

Construção do Arruamento de Acesso à Piscina Municipal - construção de um novo arruamento com todas as infra-estruturas urbanísticas, entre a actual estrada da escola secundária com a piscina municipal; zona de estacionamento, faixas de rodagem, passeios e áreas verdes.
- Infra-Estruturas de Telecomunicações

Beneficiação da Rua Bento da Cruz - beneficiação do pavimento, faixas de rodagem, construção de abrigos para os estudantes do no Centro Escolar.
- Infra-Estruturas de Telecomunicações

Beneficiação da Rua D. Diogo Peres - fazer uma nova rua, com todas as características urbanísticas, na continuação da existente, com acesso à futura Unidade de Cuidados Continuados e novo lar de idosos.
- Infra-Estruturas de Telecomunicações

Construção do Arruamento de Acesso ao Parque de Estacionamento da Escola EB1/J1 - construção de um pequeno acesso.

ON.2 – O Novo Norte

O programa comunitário que a Câmara Municipal de Montalegre lançou candidatura para reforçar a urbanidade na sede do concelho tem a designação de ON.2 – O Novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte). Ao todo, são 3.790 projectos, privados (empresariais) e públicos, que representam um investimento na ordem dos 2,5 mil milhões de euros e um financiamento comunitário de 1,7 milhões de euros, dos quais praticamente 300 milhões se encontram executados, em resultado de uma importante aceleração conseguida em 2010.
2 milhões na urbanidade de Montalegre