Barroso e Itália de 'mãos dadas'

15 Abril 2011
Com base numa candidatura efetuada pelo Ecomuseu de Barroso, estão em Montalegre, dois artesãos italianos onde vão transmitir, nos próximos dias, a cultura que possuem à nossa região. A ideia é que mais tarde seja a vez de artesãos do Barroso fazerem o mesmo em Itália. Um intercâmbio cultural explicado, em conferencia de imprensa, nas instalações da sede do Ecomuseu de Barroso.
A visita dos dois artesãos italianos aparece com base no Grundtvig, programa de aprendizagem ao longo da vida da agencia nacional PROALV. Em síntese trata-se de um intercâmbio de culturas baseado em experiências de parcerias de aprendizagem .
Giampaolo Spiga, policia, faz miniaturas dos murais de San Sperate na Sardenha e Santina Spiga, reformada, vem mostrar um pouco da culinária de San Sperate. Pertencem os dois à associação No Arte Paseo Museo San Sperate

GÉNESE SEMELHANTE

Os pormenores desta iniciativa foram explicados nas instalações da sede do Ecomuseu de Barroso numa conferencia de imprensa que serviu para detalhar esta troca de experiências de dois povos não muito distantes nas suas caraterísticas, como fez questão de vincar David Teixeira, diretor do Ecomuseu: «este encontro serve para vos explicar uma nova forma que nós estamos a imprimir no nosso concelho de voluntariado sénior. A associação parceira nesta candidatura com o Ecomuseu assenta num projeto de desenvolvimento em San Sperate. Temos uma ligação muito importante à Sardenha é que eles tem um dialeto sardo que usa palavras praticamente portuguesas e, sobretudo, do Barroso. Vão existir um conjunto de intercâmbios que começam neste mês de Abril. Esta visita terá como tema a "Arte da Terra" e quando o Barroso for à Itália o tema será a "Sinfonia da pedra».

ABERTURA CULTURAL

Estamos perante um projeto agora iniciado e que tem continuidade ao longo dos próximos dois anos. Para além das temáticas já referenciadas, "Arte da Terra" e "Sinfonia da pedra", há outras duas que vão atravessar esta troca de experiências. Falamos da tradição do carnaval e tudo que envolve traços de antropologia dos dois povos. Catarina Gali, um dos rostos desta ação, explicou: «estamos aqui à luz do programa Grundtvig dirigido a pessoas com mais de 55 anos que já estejam fora do ativo. A ideia é fazer com que as pessoas fiquem abertas ao envolvimento local e à comunicação transnacional. Espero que o projeto traga esta mais valia não só em termos institucionais como também no campo pessoal».
No próximo dia 28 serão apresentados todos os trabalhos de recolha e pesquisa efetuados ao longo destes dias.
Barroso e Itália de "mãos dadas"