Montalegre | IV Concentração de Concertinas

10 Agosto 2011

Jornada de festa em Montalegre com mais uma "Concentração de Concertinas". Um dia de folia com muita gente na capital do Barroso. Uma aposta que juntou centenas de pessoas e que esteve integrada na agenda cultural deste Verão da Câmara Municipal de Montalegre.

Desde 2008 que Montalegre é sinónimo de romaria quando vem à conversa o mundo das concertinas. Este ano o município barrosão organizou a quarta concentração de concertinas para gáudio dos amantes desta tradição. No programa voltaram a marcar presença os "grandes nomes" dos cantares ao desafio, género musical que muito agrada aos barrosões e todos aqueles que habitam por perto, especialmente os originários da região minhota.

«FOI MARAVILHOSO!»

A presente edição teve em Simão Alves o rosto maior da organização. Jovem barrosão radicado em França, onde exerce a profissão de professor de concertina, revelou satisfação com o resultado desta quarta concentração de concertinas de Montalegre: «esteve bem. Correu tudo muito bem. O recinto esteve cheio. Foi maravilhoso! Estou muito contente com o que se passou. A Câmara de Montalegre apoiou tudo isto de uma forma excelente. As pessoas gostam das cantigas ao desafio, das concertinas...foi muito bonito!».

«ESPAÇO DE FERVOR PATRIÓTICO»

Em nome da autarquia falou o vice-presidente Orlando Alves: «é um momento já consagrado. É uma novidade recente mas que de ano para ano tem crescido. É uma oportunidade dos mais novos, nesta arte de tocar acordeão, exibirem os seus dotes e, sobretudo, a forma mais genuinamente barrosã de apelar ao sentimento e ao coração daqueles que tiveram que sair daqui à procura de um outro futuro».
Para o autarca estamos perante mais um produto com selo de vitória: «é um espaço de exaltação e de fervor patriótico. É um espaço de convívio, muito popular e animado. É o verdadeiro povo que enche a praça». A fechar Orlando Alves destaca o alcance desta aposta do município na tentativa de perpetuar uma tradição: «é algo que em boa hora agarrámos para a nossa terra. Está-se a fazer cultura, a fazer um regresso às nossas origens. Em suma, é um evento que está a crescer, com muitos grupos que vem da França que enchem esta praça com alegria e de conforto espiritual que tanta falta faz nos dias de hoje».
Montalegre - IV Concentração de Concertinas