Município presta tributo aos emigrantes

16 Agosto 2011
No mês a eles dedicado, os emigrantes são, tal como em anos anteriores, homenageados pelo município de Montalegre. Recorrendo à simbologia da bandeira, imagem de uma nação, é assim prestado o merecido reconhecimento àqueles que deixaram o país. Desta forma, é possível encontrar bandeiras de diferentes pátrias em todos as rotundas da vila.
A imagem de rotundas adornadas com bandeiras, em Montalegre, não é novidade para os seus conterrâneos e visitantes. É uma iniciativa que tem vindo a repetir-se de há alguns anos a esta parte. Trata-se de uma maneira de prestar homenagem aos emigrantes, que durante os meses de verão fazem questão de regressar à terra e às suas origens. São eles que embelezam e dão cor a um mês que quebra a rotina do ano.

EMIGRANTES
SATISFEITOS

Gesto simbólico e simples, carregado de significado para a comunidade. É desta forma que os emigrantes olham para esta aposta da Câmara de Montalegre: «É bonito chegar à terra e ver que se lembram de nós», declara Luísa Afonso, emigrante em França. Todavia, este simbolismo consegue chegar àqueles que ainda permanecem na região, com é o caso de José Martins, que afirma «estas bandeiras todas dão outra alegria e cor às rotundas».
Sejam emigrantes ou não, a verdade é que ninguém consegue ficar indiferente a esta diligência tomada pela autarquia. As bandeiras estão içadas nas rotundas, verdadeiros pontos de acesso à vila, onde a vaidade e orgulho ao torrão natal estão sinalizados em autêntico tributo aos emigrantes.
Município presta tributo aos emigrantes