Queimada no 'parabéns a você' ao Congresso

05 Setembro 2011
O bater de palmas ecoou em Vilar de Perdizes e centenas de pessoas apagaram as 25 velas que, simbolicamente, assinalaram o aniversário do Congresso de Medicina Popular. Cor e alegria num cozinhado ao qual os presentes tiveram oportunidade de vibrar ao som de concertinas e assistir à encenação em volta da "queimada" esconjurada pelo padre Fontes.
Numa noite ameaçada pela chuva, na qual pouco se fez notar, um leque considerável de curiosos marcou presença em mais um rol de atividades inseridas no sumário do XXV Congresso de Medicina Popular, em Vilar de Perdizes. O dinamismo do certame é pautado pela facilidade de, num espaço comum, ser possível encontrar um lote distinto de ações, muitas vezes em simultâneo. Assim, cada um tem a possibilidade de estar onde melhor se enquadrar, sempre dentro da mesma diretriz.
No espaço reservado ao debate foi possível assistir à apresentação do livro "Trás-os-Montes e Alto Douro – Mosaico de Ciência e Cultura". Ainda pudemos ouvir um testemunho de vida por Maria Feliz. Rodriguez Colmonero apresentou uma perspetiva da saúde em Vilar de Perdizes desde a pré-história. Frei Hermínio Araújo explorou a temática "Rituais dos afetos e a saúde espiritual". João Azenha, representante do polo do Ecomuseu de Barroso em Salto, teceu comentários sobre "papas, filhoses e a festa de S. Sebastião".

DEUS LAROUCO

Num ângulo diferente, em espaço aberto, muitos populares faziam roda em torno de tocadores de concertinas, com palmas e cantares tradicionais. A dado momento da noite saiu, numa só voz, o canto dos parabéns ao Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes. Um aglomerado de gente ficou concentrado perto do coração do evento onde, em uníssono, brotaram vozes numa encenação dirigida pelo grupo de teatro Filandorra. Foi com "Deus Larouco" que as ordens foram dadas no acender das 25 velas, seguradas em círculo, de onde saiu um bolo de aniversário. Com o padre Fontes em palco e adereçado a rigor, centenas de pessoas entoaram a melodia ao "aniversariante" ao qual não escondeu a satisfação resumida com estas palavras: «Foi muito bonito e emotivo».

QUEIMADA PARA TODOS

Depois das velas apagadas, o momento ansiado por muitos: a "queimada". Com esconjuro proferido pelo padre Fontes, foi protagonizado mais um momento alto da noite. O público correu em massa para os pontos onde estava a ser servida a bebida que «limpa todos os males» onde ninguém quis ir embora sem a degustar.
Queimada no "parabéns a você" ao Congresso